PRÓ-TV


DALTONY NÓBREGA


Daltony Nóbrega nasceu em Juiz deFora, interior de Minas Gerais, em 27 de julho de 1948. Filho do poeta ehistoriador Dormevilly Nóbrega, Daltony sempre foi ligado às artes. Écompositor, cantor, violonista, arranjador, roteirista , redator e tradutor. Elecomeçou profissionalmente em 1966,com o conjunto vocal de Lilito e Fotoli. NumFestival de Música de Juiz de Fora classificou suas canções , o que o animoua mudar-se para o Rio de Janeiro. Ali apresentou-se em vários festivais, tantonacionais, como estrangeiros. Representou o Brasil em Viña Del Mar. Foi fazendoamigos e nome. Tinha uma grande produção musical e conseguiu que várioscantores de expressão gravassem suas canções. Assim suas músicas foramgravadas, a partir de 1973, por: Evinha, Cláudia, Trio Mocotó, Eliana Pittmane outros.

Em 1980, Daltony Nóbrega,participou do Festival MPB Shell da Rede Globo,o que lhe valeu convite pra serdiretor musical da linha de shows da Globo, onde ficou por vários anos. Aindanessa década, Vanusa gravou cinco músicas de Daltony e ele própriogravou”Deda “e “Ö de Casa”, pela gravadora RCA. Em 81,gravou o LP “Bate-Boca”. Em 82, Daltony gravou um compacto simples. Etambém a música de abertura do especial infantil : “Piripimpim”, daRede Globo. Foi por essa mesma época, que Daltony participou do ProjetoPixinguinha, e viajou por todo o sul do Brasil. Saiu então um discocom a história de Ziraldo e músicas de Daltony, de nome: “A Turma doPererê”. Em 84, sairam mais quatro discos infantis,organizados por ele,que foram:”Uma Aventura do Corpo Humano”;”Tiradentes Nosso Heroi”;Plunct, Plact Zum 2″; “Tem Criança no Samba”. Em 85, Daltonylançou:”Aí Vem Os Smurfs” e “A Era dos Halley”. Além de trabalhar na Rede Globo, Daltony realizava váriosshows em festas e casas noturnas.

Em 1987, Daltony Nóbrega foi para a RedeBandeirantes e comandou o ” Toca-Toca”, projeto que reuniacantores, compositores e artistas de diversas áreas. , e era apresentadono Teatro Arena. Em 88, mais dez composições suas foram gravadas. Bastantetempo depois, em 94, Carlos Lyra incluiu suas parcerias:”Não Chore PorMim”; e “Choro de Breque”, no CD “Carioca de Algema”.Várias outras músicas suas em parceria, foram sendo gravadas nos anossubseqüentes. Até 2003, Daltony continuou na Rede Bandeirantes,onde implantouo Departamento de Internet.

Daltony Nóbrega casou-se duas vezes.Do primeiro casamento , teve as filhas:Samantha, Débora e Luciana. O segundocasamento foi com a atriz e professora de arquitetura Bia Peine, que trabalhouao seu lado na Rede Bandeirantes e também esteve com ele no projeto próprioque montaram, quando se afastaram da televisão.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais