PRÓ-TV


DALMÁCIO JORDÃO


Dalmácio Jordão nasceu em São José do Rio Preto, no dia 5 de maio de 1930. Ele é o mais velho de 11 irmãos, de uma autêntica família tradicional paulista. Seus características,porém, eram sempre voltadas para as áreas de comunicação e jornalismo.

Ele começou a trabalhar na Rádio Clube de Marília, do interior de São Paulo, em 1947. Apresentava o programa “A Tribuna Dos Estudantes”. Mas ali ficou só até 1950, pois prestou um concurso na capital paulista, para locutor titular do “Repórter Esso”, o mais importante noticioso de então. Eles eria o locutor em rádio. Sua voz e sua dicção foram consideradas perfeitas.Uma vez em São Paulo, Dalmácio Jordão também ficou sendo redator, tradutor e correspondente da United Press International, a UPI, durante 7 anos. Dali saiu contratado pela importante empresa McCann-Erickson Publicidade, para ser o supervisor do “Repórter Esso” de Rádio e TV.

Por ter essa função jornalística Dalmácio viveu situações muito importantes do país e do mundo. O programa”Repórter Esso”era transmitido pela televisão por Kalil Filho e pelo rádio, por Dalmácio Jordão, como já foi dito acima. Mas esses dois locutores se revezavam, quando de alguma necessidade. Assim muitas vezes Dalmácio esteve na televisão, no lugar de Kalil e vice-versa. O programa:”Repórter Esso” passou da Rádio Record, onde nasceu , para a Rádio Tupi de São Paulo, e depois para a Rádio Globo,onde ficou até que saiu do ar, em 31 de dezembro de 1968. Foi, aliás, um momento triste na vida do locutor Dalmácio que, ao ler o boletim que avisava do encerramento do programa, que durara 18 anos no ar, não suportou as lágrimas e caiu em prantos . Isso ocasionou choradeira no público em geral.

Após a aposentadoria na área de radio e tv Dalmácio Jordão foi viver na cidade do Guarujá, no litoral paulista e passou a se dedicar ao ramo imobiliário.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais