MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DALMA RIBAS


Dalma Cordeiro Ribas nasceu no dia 3 de fevereiro de 1943 em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Foi para o Rio, onde estudou no Colégio Pedro Américo.  Decidiu trabalhar na carreira artística e foi atrás. Em 1967 fazia um show de boate quando foi notada por Oscarito que a indicou para o elenco do filme “Na Mira do Assassino”, que tinha no elenco Agildo Ribeiro e Wilson Grey. Foi o começo de uma longa carreira no cinema. Dalma esteve em 64 produções. A maior parte delas no gênero pornochanchada, o mais bem sucedido na época.

Na televisão Dalma Ribas começou na TV Excelsior, também em 1967, no programa “O Povo Comanda o Show” como assistente de palco. E nessa emissora esteve em muitos sucessos da linha de shows. Em 1968 no “Ari Leite Show Eu”, “Dercycodélica”, “O Hotel do Porteiro Doido”, “Par de Atrações” e “Condomínio da Alegria”. Em 69 esteve no elenco de “Excelsior Country Clube”.

Com o fim da emissora foi para a TV Tupi onde atuou também na linha de shows. De 1970 até 72 no “Café Sem Concerto”. Em 72 fez “Central do Riso”, e depois o “Balança, Mas Não Cai” até 73. Nesse mesmo ano integrou o cast do “Domingo É Dia de Show “. Em 1974 esteve no programa “Rio Boa Praça”, em 75 em “Agência Lig-Pag”, em 75 e 76 no elenco de “Os Trapalhões” e ainda no “Deu a Louca no Show”, até 77. Seu último programa na Tupi foi “Apertura”, no ar em 79 e 80.

Com o encerramento da emissora Dalma se transferiu para a então TVS, hoje SBT, onde esteve no show “Reapertura”, em 1981.

Dalma também teve uma carreira de atriz no teatro, com muitos espetáculos com Carvalhinho, Tutuca e Costinha. Em 71 fez sua última peça, “Madureira de Pernas Para o Ar” de Manuel da Nóbrega. Quando atuava nos palcos Dilma era figura constante das capas de jornais.

E mais: ela é produtora, figurinista, maquiadora e se precisar motorista da produção.

Em 82, ao fazer algumas fotos Dalma teve uma queda de 300 metros, em Guararema-SP, e ficou desacordada um mês. Para ela sua recuperação foi um milagre de Deus.

Da sua época de cinema Dalma só lamenta as montagens de alguns filmes que incluíram cenas que ela não fez, um recurso muito usado no gênero e lamentado por todas as atrizes.

 

M.A.Z./ 31-08-2020

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação