MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CUBEROS NETO


Francisco Cuberos Neto nasceu na cidade de São Paulo, em 18 de fevereiro de 1924.

Cuberos Neto fez curso de teatro no Teatro de Arena, concluindo em 1959. Iniciou profissionalmente em 1960, nos palcos, na peça “Nega da Maloca” e depois “Oração para uma Negra”. Um grande êxito seu foi em “Gota D’Água”, ao lado da atriz Bibi Ferreira, em 1977/1978.

Na Televisão, ele estreou em 1961, quando fez o seriado “O Vigilante Rodoviário” na TV Tupi. Em 1969, na TV Excelsior, participou do grande elenco da novela “Sangue do Meu Sangue”, e em 1972 foi para a TV Record fazer “Os Fidalgos da Casa Mourisca”, e no mesmo ano fez uma participação especial na novela “Vitoria Bonelli” na TV Tupi.

Ainda na década de 1970 e na TV Tupi, ele atuou nas novelas “A Barba Azul”; “A Viagem”; “Ovelha Negra” e “Gaivotas”. Em 1980, na TV Bandeirantes, participou da novela “Um Homem Muito Especial” e em 1981 e 1982, esteve em minisséries na TV Cultura, onde atuou em “O Vento do Mar Aberto”; “Seu Quequé” e “Música ao Longe”. 

Em Cinema, esteve em cerca de 15 filmes, se destacando em “O Vigilante em Missão Secreta” em 1967, e depois na década de 1970, em “O Sexualista”; “Ainda Agarro Esse Machão”; “Tiradentes, o Mártir da Independência” e “Os Três Boideiros”. Em 1980, ele esteve no premiado “Gaijin, os Caminhos da Liberdade”, e depois em “A Virgem e o Bem Dotado”; “E A Vaca Foi Para o Brejo”; “As Vigaristas do Sexo” e “Amado Batista em Sol Vermelho”.

Cuberos Neto faleceu em 20 de agosto de 2010, na cidade de São Paulo, vitimado por uma pneumonia, aos 86 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação