MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CRISTINA PROCHASKA


Cristina Prochaska nasceu em São Paulo, capital, em 12 de novembro de 1959. Ela é atriz, jornalista e apresentadora de televisão.

Sua carreira começou como atriz, na Rede Globo, quando, em 1980, fez a novela: ” Plumas e Paetês”

Como jornalista começou em 1981, quando foi contratada pela Rede Bandeirantes , onde atuou por vários anos em vários setores. Apresentou programas de esportes, como o ” Show de Esportes” e foi radialista, na Band FM. Fez aí também participação em várias novelas,entre as quais:” Sabor de Mel”. Fez também cobertura de bailes de carnaval, em companhia do apresentador Otávio Mesquita.

Em 1985, Cristina Prochaska passou para a TV Manchete e foi ser apresentadora do ” Programa do Domingo”. Nessa emissora trabalhou também como repórter, produtora e atriz..

Em 1987, ela passou para a Rede Globo e entrou na novela de Walter Negrão:” Direito de Amar”. Depois disso prosseguiu participando de várias novelas. Fez em 88: ” Vale Tudo”. Em 89: ” Que Rei Sou Eu?”. Em 90: ” Fronteiras do Desconhecido”. Em 91: ” Felicidade”. Fez a minissérie: ” Abolição”. Em 93, fez: ” Olho no Olho”. Em 95: ” História de Amor”. Em 96: ” O Fim do Mundo”. Em 98: ” Estrela de Fogo”.

Ao mesmo tempo em que era atriz, Cristina apresentava programas, como: ” Pequenas Empresas, Grandes Negócios”. Fez ainda locuções e reportagens especiais para o ” Fantástico”, para o ” Vídeo Show” e fez o humorístico “Mega Tom”.

Cristina também sempre foi envolvida com cinema e fez mais de 10 filmes, entre os quais: curta-metragens, documentários e longa-metragens. E apresentou na Rede Telecine o próprio programa: ” Por Falar em Cinema.” Produziu : ” Querido Estranho”, em parceria com Ricardo Pinto e Silva.

Cristina também é apaixonada por teatro. Atuou ou produziu 23 espetáculos, entre eles: “Mephisto”, “Intensa Magia”. Em 2009, ela fez: ” De Corpo Presente” e ” Os Inimigos Não Mandam Flores”.

Cristina Prochaska morou nos Estados Unidos de 2001 a 2006. No retorno, fez algumas participações especiais em produções da Globo e a novela “Viver a Vida” (2009).

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação