MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CORA CORALINA


Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas nasceu em Goiás em 20 de agosto de 1889.

Adotou o pseudônimo de Cora Coralina e começou a escrever os seus primeiros textos aos 14 anos, publicando-os posteriormente nos jornais da cidade de Goiânia, e nos jornais de outras cidades.

Ela cursou apenas as primeiras quatro séries, mas dominava muito bem a poesia e a crônica. Em 1911, vem morar no interior de São Paulo onde viveu por 45 anos no município de Jaboticabal, onde nasceram seus seis filhos.

Em 1924, se mudou para São Paulo e com a morte do marido nos anos 1930, passou a vender livros. Retornou a Goiás em 1956 e gravou um LP declamando algumas de suas poesias,que foi lançado pela gravadora Paulinas.

Foi a primeira mulher a ganhar o Troféu Juca Pato como a Intelectual do ano do Brasil em 1983, em eleição realizada pela União Brasileira de Escritores (UBE).

Seu primeiro livro foi “Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais” e depois lançou “Meu Livro de Cordel” e “Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha”.

Cora Coralina faleceu em Goiânia, capital de Goiás, em 10 de abril de 1985, aos 95 anos de idade, de pneumonia. Em 2006, ela recebeu postumamente a condecoração da Ordem do Mérito Cultural.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação