MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CLEMENTINA DE JESUS


Tem vários discos gravados.

Sua vida e sua carreira: nasceu na comunidade de Carambita, bairro da periferia de Valença. Aos 8 anos de idade, mudou-se com a família para o bairro de Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro..Ali ela acompanhou a criação da Escola de Samba Portela e sermpre frequentava as rodas de samba, de que gostava muito.

Em 1940 , casou-se e mudou-se para a Mangueira. Trabalhou como doméstica por 20 anos.Um dia, cantando numa roda, foi descoberta pelo compositor Hermínio Bello de Carvalho, que adorou sua voz, tão diferente E ele a levou para participar de um show “ Rosa de Ouro”. Até então, Clementina, devota de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, só cantava na igreja Mas no show ela foi apreciada e viajou para várias capitais, até que gravaram o disco, pela “ Odeon”, no qual foi incluído o jongo “ Benguelê”..

Passou a ser considerada “ rainha do partido alto”, tendo sido homenageada por Elton Medeiros, com a gravação: “ Clementina, Cadê Você?”. Também a grande cantora Clara Nunes a homenageou com a música: “ P.C.J. Partido Clementina de Jesus”.

Clementina começou a cantar profissionalmente aos 65 anos.

Gravou corimás, jongos, cantos de trabalho, etc. recuperando a história de Àfrica no Brasil.

Quase todos a chamavam de “ Mae” por sua ternura, sua educação, seu eterno jeito materno. Artistas de diferentes gêneros a admiravam, como João Bosco, Milton Nascimento. Alceu Valença, Clara Nunes e muitos outros.

Ela não vendia muitos discos, mas quando no palco, todos a queriam ver; Sua figura humilde fascinava.

Clementina de Jesus faleceu de um derrame cerebral, no Rio de Janeiro, em 19 de julho de 1987. Estava com 86 anos. Todos a choraram muito.

Seus discos:

Em 1966: “Clementina de Jesus”- Odeon

Em 1970: “Clementina, Cadê Você?” – MIS

Em 1973: “Marinheiro Só”- Odeon

Em 1976: “ Clementina de Jesus” convidado especial: Carlos Cachaça- Odeon

Em 1979: “ Clementina e Convidados”- EMI – Odeon

Ela fez participação em vários discos de colegas e em 1999- foi gravada uma coletãnea: “Raizes do Samba”, com suas principais gravações.

É também compositora.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação