MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CLÁUDIO RIBEIRO


Seu nome completo é Cláudio Benito Antunes Ribeiro. Ele nasceu na capital do Paraná, Curitiba, em 20 de novembro de 1953. É jornalista, radialista, escritor e compositor.

Sua vida:

Cláudio Ribeiro é formado em Direito. E é integrante da “ Ala de Compositores” da Estação Primeira de Mangueira.

Em 1975,com Ricardo Cravo Albin e Aramis Millarch fundou a “ Associação Brasileira de Pesquisadores da MPB.”

Foi o 1º diretor da “ Divisão de Música”da Secretaria de estado de Cultura. Recebeu, por seu trabalho, o prêmio: “ Notório Saber”, por parte do governo do estado do Paraná.

Ele trabalhou nos jornais: “ Correio Paranaense”,” Jornal Cultural Dom Quixote”, e para o “ Brasil Cultura”.

Em 1980, trabalhou como produtor e apresentador dos programas de cultura da “ Rádio Educativa”. Recebeu, por anos seguidos, o título de: “Comunicador do Ano”, por parte dos jornais: “ Gazeta do Povo” e “Jornal Diário Popular”.

Suas atividades políticas:

Foi líder da “ Juventude Socialista”, dirigente da “ Juventude Comunista”, Secretário de Agitação e Propaganda, Secretário Geral do “ PCB” e Secretário de Estado

Suas atividades musicais:

Compôs sambas-enredo por mais de 20 anos do carnaval de Curitiba. É autor do livro: “ Samba e Resiste quem Pode- História do Carnaval Curitibano”

Foi Presidente da Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Curitiba.

Recebeu a comenda: “ Amigo da Cultura”, das seguintes cidades :Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamboré, Mariluz, Moreira Sales, Nova Cantu, Preabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre, Roncador, Terra Boa, Ubiratã, Chopinzinho, Maringá e Londrina.

Em 2002, foi Presidente da “ União Brasileira de Escritores do Paraná”.

Suas músicas:

Em 1977, a cantora Jussara gravou de sua autoria, a música: “ Um Perdão Para Mim”. Em 1984, suas composições:” Joana do Arco” e “ Água Santa, foram incluídas no LP: “ Água Santa”.Em 1992, sua música: “ Eu Gosto de Você”, foi gravada por Marisa Brasileirinha, no CD “ Saudades de Mim”. Em 1999,o cantor Nelson Ângelo gravou de Cláudio Ribeiro: “ Saul Trompet Bar”. E o grupo “ Ninphas” gravou dele: “:Trem”

Em 1999 também, ele compôs o hino oficial do “ Coritiba Futebol Clube”.

Em 2002, o cantor e compositor Raymundo Rolim, compôs junto com Cláudio Ribeiro e gravou a música: “ Flávia”. No ano de 2005, o grupo: “ Viola Quebrada”, interpretou de sua autoria, em parceria com Lydio Roberto, as músicas: “ Tardes Claras” e “ Violada”. E nesse mesmo ano. Gerson Bientines colocou em seu CD, a música: “ E Vem a Música Divina Música”, de Cláudio Ribeiro.Também em 2005, a cantora Eliane Bastos gravou: “ Fandango do Paraná”, de autoria de Cláudio. Entre seus parceiros musicais, destaca-se Sebastião Tapajós, músico conhecido nacionalmente.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação