MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CLÁUDIO MENDES


Cláudio Mandes é ator, autor e diretor. Suas atuações são em televisão, teatro , cinema e rádio. Ele tem 25 anos de atividade artística.

Em televisão:O ator começou em televisão, na TV Globo, em 1993, participando do seriado: “ Você Decide”. Depois, em 1997, fez, na mesma emissora, a novela: “O Rei do Gado”. Em 1999, a minissérie: “ Chiquinha Gonzaga”, Em 2000: “Aquarela do Brasil”. Em 2002, fez: “ Esperança”, Em 2005 entrou no seriado: “ A Diarista”, Em 2006, na novela infantil: “ Sítio do Picapau Amarelo”. Em 2007, fez: “O Sistema”, Em 2008, mais um seriado: “ Casos e Acasos”. Em 2009: “ Aline”. Em 2010, o seriado humorístico: “ S.O.S. Emergência”, Em 2011: “ Os Caras de Pau”. Em 2012, a telenovela das 23 horas: “ Gabriela”, no papel de Doutor Maurício. Em 2013, “Flor do Caribe”. E em 2014, “Geração Brasil”. Esses foram os principais trabalhos do ator, na Rede Globo de Televisão.

Em cinema:Cláudio Mendes em 1999, fez o filme:Castro Alves”.Em 2001: “Villa- Lobos- Uma Vida de Paixão”. Em 2003: “ Truques, Xaropes e Outros Artigos de Confiança”. Em 2005, fez dois filmes: “ Os Desafinados” e “ Carlos Oswald- O Poeta da Luz”. Em 2009: “ Feliz Natal”, Em 2010: “ A Suprema Felicidade”.Esses foram seus principais trabalhos em cinema.

Em teatro:O ator participou de inúmeras peças, sendo algumas:” O Santo In- quérito”; “ Hamlet”; “ O Tiro que Mudou a História”; “ Tiradentes- A Inconfidência no Rio”; “ No Verão de 1996”;” O Que Diz Molero”; “ Esta Noite se Improvisa”; “Noite de Reis”;” O Castiçal”; “ Bugiaria”; “ Forrobodó”;” A Capital Federal”; “Engraçadinha- Seus Amores e Seus Pecados”;” Pequenos Trabalhos Para Velhos Palhaços” e “ Vestido de Noiva”. Essas foram as principais peças que fez.

Em rádio:O ator fez por quatro anos atuações na Rádio MEC, como rádio- ator. Fez programas educativos de português, História e geografia para criancas.

Como autor“ Lapianas”; “ A Verdadeira História do Embaixador Carlos Magno”; e “ Pequena Opereta De Um Casamento Feliz”.

Como diretor:Dirigiu: “ O Sertão È O Mundo”. Dirige o Grupo “ Cordel”, há 10 anos. Dirigiu o espetáculo infantil: “ Três Marujos Perdidos na Selva”. Co-dirigiu: “Uma Última Cena Para Lorca”. Nesse espetáculo viveu Garcia Lorca. É diretor e roteirista do projeto: “ História Através da Música”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação