MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CLÁUDIO MAMBERTI


Cláudio Duarte Mamberti nasceu em Santos, litoral paulista, em 9 de outubro de 1940. Ele era irmão do também ator Sérgio Mamberti.

Seu início artístico foi em Santos, no final da década de 1950, onde fez contato com Pagu, a famosa atriz de nome Patrícia Galvão, que dirigia um grupo de teatro. Mas a estréia profissional veio a ser em São Paulo, na peça “Antígone”,em 1960, dirigido por Antônio Abujamra. Ainda em Teatro, o ator fez inúmeras peças importantes como “O Balcão”, de Jean Genet; “Cemitério de Automóveis”, ambas dirigidas por Victor Garcia; “Gota D’Água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes; “Ópera do Malandro” também de Chico; “Romeu e Julieta”; “Encontrar-se”, de Pirandello e “O Homem do Caminho”, de Plínio Marcos.

No Cinema, onde começou em 1972 no filme “Vozes do Medo”, participou de mais de 30 filmes e de alguns grandes sucessos de bilheteria e crítica como “Dona Flor e Seus Dois Maridos”; “Janete”; “Avaeté, Semente de Vingança”; “Cidade Oculta”; “Anjos da Noite”; “O Escorpião Escarlate”; “Kuarup”; “Barrela, Escola de Crimes”; “Beijo 2348/72”; “Sua Excelência, o Candidato”; “Vai Trabalhar Vagabundo II, A Volta”; “Sábado”; “O Quatrilho”; “O Guarani”; “O Cangaceiro”; “Amor & Cia”; “Tiradentes” e “Sonhos Tropicais”.

Na Televisão ele estreou em 1970, na novela “As Pupilas do Senhor Reitor” da TV Record, onde também fez, no ano seguinte, “Os Deuses Estão Mortos”. Em 1973, na TV Globo, fez o seriado “Shazam, Xerife & Cia” e voltaria para a emissora dez anos depois para atuar nas minisséries “Parabéns Pra Você”; “A Máfia no Brasil”; “O Tempo e o Vento”; “Tenda dos Milagres” e a novela “Sinhá Moça”.

Se transferiu para a TV Manchete em 1987 e fez as novelas “Helena” e “Carmem“, voltando para a TV Globo nas minisséries “O Primo Basílio”; “A.E.I.O…Urca”; “O Sorriso do Lagarto” e “Sex Appeal“, e em 1994 fez a novela “A Viagem”, no remake do orignal de Ivani Ribeiro. Em 1995, voltou para a TV Manchete e atuou na novela “Tocaia Grande”, e no ano seguinte estava no SBT para fazer a novela “Dona Anja”. Fez ainda as novela “O Amor Está no Ar” e o remake de “Anjo Maua” e foi para a TV Bandeirantes atuar na novela “Serras Azuis”, em 1998. Fez ainda alguns episódios do “Você Decide” e as novelas “Força de um Desejo” na TV Globo e “Tiro & Queda” na TV Record.

Ele foi sempre um batalhador pela classe artística e era diretor do Sindicato dos Artistas e Técnicos de São Paulo. Foi casado duas vezes e deixou dois filhos, um de cada casamento.

Cláudio Mamberti faleceu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado por problemas respiratórios, e teve falência múltipla dos órgãos, em 19 de setembro de 2001. Estava com apenas 60 anos.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação