MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CLÁUDIA ABREU


Cláudia Abreu Varella Fonseca é o nome todo da atrizCláudia Abreu, após o casamento com o cineasta José Henrique Fonseca. Elanasceu em 12 de outubro de 1970, filha de uma advogada e de um funcionárioaposentado do Instituto Brasileiro de Café. Aos 10 anos Cláudia entrou para oTeatro Tablado,famosa escola fundada por Maria Clara Machado, escritora edramaturga do Rio de Janeiro.

Cláudia se encantou e todos se encantaram com ela.Começou fazendo peças infanto-juvenis amadoras, em um shopping-center da zonasul do Rio. Em 1986, fez o papel principal da peça:”O Despertar daPrimavera”e foi tão bem, que chamou a atenção de pessoas da TV Globo,para onde ela foi fazer um teste. Estava com 15 anos e foi aprovada.Em 1986mesmo fez sua primeira novela”Hipertensão”Emendou trabalhando nanovela:”O Outro”, em 1987. Já era uma profissional, recebendo muitoselogios.

Com isso Cláudia, para os íntimos Cacau, passou aestudar à noite, pois havia entrado definitivamente na vida artística.Apesardo esforço, não chegou a prestar vestibular. Mas, quando estava com 30anos,novamente voltou-se aos estudos e concluiu o curso na Faculdade deFilosofia .Cláudia Abreu é uma moça inteligente e esforçada. Vê-se por essefato acima descrito e pelo afinco com que estuda seus papeis, tanto natelevisão, quando no cinema. É uma pessoa sempre elogiada.

Em 1988, Cláudia Abreu apresentou o musical:”Globode Ouro”. Ficou famosa pela diversidade de papeis que interpreta.Feza novela:”Que Rei Sou Eu?”, em que dançava lambada de minissaia, empleno século XVIII. Fez “Barriga de Aluguel”, quando estava com 20anos e emprestava a barriga para gerar um filho que seria de outra. Fez amilitante Heloísa,musa de estudantes de cara-pintada, saindo às ruaspara pedir o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello,em”Anos Rebeldes”.Esse trabalho lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz, daAPCA- Associação Paulista de Críticos de Arte. Fez em:”Celebridade”uma vilã, primeira de sua carreira e o fezmagistralmente. Isso foi em 2003. Aí ganhou da Revista Contigo, o Prêmiode Melhor Atriz. Em “Belíssima”fez a bondosa e honestaVitória.Cláudia Abreu também fez muitos especiais. Fez em 1996:”OMambembe”. Fez episódios da:”Comédia da Vida Privada”. Eainda:”A Vida Como Ela É…” Em 2008, fez a novela:”TrêsIrmãs”. Em 2012, outra novela, “Cheias de Charme”. Em 2013, o seriado “O Dentista Mascarado”, e em 2014, a novela “Geração Brasil”.

Em teatro, Cláudia Abreu fez grandesatuações. Fez:”Orlando”, em 1989. Fez “Viagem Ao Centro daTerra”, em 1994. Fez:”Ela Odeia Mel”, em1990. Fez:”Um CertoHamlet”, em 91.”Fez:”Noite de Reis”, e “TrêsIrmãs”.Em 2003, produziu e interpretou:”Pluft, o Fantasminha”.

Em cinema fez grandes trabalhos. Fez: “Tieta doAgreste”; “Ed Mort”; “O Que Ë Isso , Companheiro? “;”Guerra de Canudos”;” O Xangô de Baker Street”; “OHomem do Ano”; “O Caminho das Nuvens”,”Os Desafinados”.

Ela é consideradauma das melhores atrizes de sua geração.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação