MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CIRO MONTEIRO


Ciro Monteiro, importante cantor e compositor brasileiro, tinha como apelido” Formigão”.Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 28 de maio de 1913.

Começou a cantar quando menino e o fazia em todas as festas e casas em que ia. Gostava. Num dia,Silvio Caldas, cantor importante, convidou Ciro Monteiro para cantar substituindo Luiz Barbosa num programa da Rádio Philips. Era o ano de 1933. Foi aí que começou sua carreira profissional como cantor. No ano seguinte, foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Cantava em dupla com Luiz Barbosa e ficou conhecido por sempre acompanhar-se com uma caixa de fósforo,no rítmo. Em 1936, fez sua primeira gravação de carnaval, o que o projetou para o sucesso. Foi levado a cantar com Carmem Miranda, Francisco Alves e Mario Reis, os maiores nomes da época. Em 1937, gravou seu primeiro sucesso nacional: ” Se Acaso Você Chegasse”, de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins.

Além desse primeiro sucesso, Ciro teve vários outros sucessos, tais como: ” Falsa Baiana”; ” Escurinho”; “Boogie-Woogie na Favela” ;” Os Quindis de Iaiá”; ” Rosinha”;” Rugas”; ” Pisei Num Despacho”;” Sereia de Copacabana” Oh, Seu Oscar”;” O Que se Leva Desta Vida”; ” O Bonde de São Januário”;” Nêga Luzia”; “Meu Pandeiro”; ” Linda Flor da Madrugada”;” Deus me Perdoe”; ” Botões de Laranjeira”; ” Beijo na Boca” e o famoso: ” Beija-me”

Ciro Monteiro participou ainda por muitos anos em programas de rádio, de televisão e em espetáculos de teatro. Em 1956, fez como ator, participação no filme: ” Orfeu da Conceição”, de Vinícius de Morais.

Ciro Monteiro faleceu em 13 de julho de 1973.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação