MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CIDA MOREIRA


O nome completo de Cida Moreira é Maria Aparecida Guimarães Campiolo. Ela nasceu em São Paulo, capital, em 12 de novembro de 1951. É cantora. Atua em teatro, em televisões e tem discos gravados

Cida Moreira foi atriz de teatro e faz shows musicais.

Começou sua carreira profissional em 1977 , como atriz

Em 1981 fez o show: “ Summertime”, com direção de José Possi Neto,que resultou no lançamento de seu 1º disco: “ Summertime”, com blues e clássicos do jazz, além da música censurada de Chico Buarque: “ Geny e o Zepelim”.

Em 1983 gravou o LP: “ Abolerado Blue.” Em 1985, fez parte do “ Festival dos Festivais”, da Rede Globo. Cida cantou:” Novos Rumos” e ficou finalista.

Em 86, lançou: “ Cida Moreira”, onde estavam as músicas: “ Balada do Louco” e “Vocalise”.Em 88, gravou: “ Canção do Vendedor de Vinho”, de Bertolt Brecht, com versão de Cacá Rosset. Em 1993, gravou seu 1º CD: “ Cida Moreira Canta Chico Buarque”, onde o destaque eram as músicas: “ Morte e Vida Severina”, “ Estação Derradeira”, “ Soneto”, “ Suburbano Coração”

Em 1995, participou da coletânea: “ Dolores- A Música de Dolores Duran”, ao lado de Zezé Motta,Fafá de Belém, Leila Pinheiro, Pery Ribeiro, Tetê Espindola, Jane Duboc, Denise Duran. Em1997, gravou o CD: “ Na Trilha do Cinema”, com temas de filmes brasileiros. Entre músicas novas, de Chico, Vinícius de Moraes e outros, Cida incluiu “O Ébrio”, de Vicente Celestino.. Nesse mesmo ano, participou de: “ Cantorias e Cantadores”, com música regional e caipira, ao lado de Renato Teixeira, Xangie Eugênio Leandro.

Em 2003, lançou o CD: “ Uma Canção no Ar”, com músicas clássicas do MPB. Em 2008, gravou o álbum: “ Angenor”, onde aparecem as músicas: “ O Mundo É Um Moinho” e “ Alvorada”. Esse álbum foi lançado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo Em 2009, Cida Moreira entrou em outra coletânea: “ Elas Cantam Paulinho da Viola”. Junto a ela, estavam: Alaíde Costa, Célia , Milena e Fabiana Cozza.

No mesmo ano, apresentou-se no “ Stúdio SP”, para um público jovem. Em 2010, gravou o “Mrs Lennon”, com canções de Yoko Ono. Em 2011, fez: “ A Dama Indigna”.

No ano de 2011 ainda fez o primeiro DVD, que foi gravado ao vivo no Teatro TECAP, em São Paulo.

Em 2012, atuou em cinema. Fez o filme: “ O Que Se Move”, dirigido por Caetano Gotardo, e concorreu ao prêmio da crítica, do “ Festival de Gramado.

No mesmo ano, fez o show: “ Canção Para Cortar Os Pulsos”, uma homenagem á obra de Tom Waits, no palco do “ Madame Satã”, famoso clube noturno.

Com repertório refinado, que vai do melhor do MPB, até Bretch, sendo uma das melhores cantoras brasileiras.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação