MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CID MOREIRA


Cid Moreira nasceu no interiordo estado de São Paulo, na cidade de Taubaté, no dia 29 de setembro de1927. Começou bastante garoto , numa emissora de sua cidade, em 15 de novembrode 1945. Mas logo depois transferiu-se para a capital, São Paulo, e entrou naRádio Bandeirantes. Fez grande sucesso,pois sua voz era desde sempreesplêndida. Mas, como ainda ganhava pouco, era ao mesmo tempo contador.

DepoisCid transferiu-se para o Rio de Janeiro,e entrou para a Rádio Mayrink Veiga.Começou então a ter vários trabalhos, como narração dedocumentários, noticiários da semana, e até foi ator,nofilme;”Angu de caroço”. Voltou a participar de cinema, como narrador,em;”Traficantes do Crime”. Participou ainda do “Canal100”, uma produção de Jean Manzon, que era noticiário de cinema.

Em1969,entrou para apresentar o “Jornal Nacional”, o maior telejornal doBrasil. A estréia foi em 1 de setembro desse ano e Cid Moreira ali estava , aolado de Hilton Gomes. Ele ficou como âncora desse jornal, até 1996.Entrou ainda na apresentação do “Fantástico”, desde 1973, quando deseu início. Depois disso, ainda que raramente apareça, faz parte do programa esua voz é ouvida em todas as edições.

Para o público, não podeexistir “Fantástico” sem Cid Moreira. Suas narrações são famosas.Sua voz aparece em: “Brasil, bom de bola”; “Futebol Total”;”João e Sinuca brasileira”; “Dois Filhos de Francisco” .Mas, seu trabalho mais importante, nessa área, é na leitura total da Bíblia, que é vendida em CDs bíblicos. Eles chegaram a 30 milhões decópias.

Cid Moreira é casado com a também jornalista Fátima Sampaio, que em 2010, lançou o livro “Boa Noite – Cid Moreira, A Grande Voz”, em homenagem ao marido.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação