MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CHICO PINHEIRO


Francisco de Assis Pinheiro nasceu na cidade de Santa Maria, no estado do RioGrande do Sul, em 17 de junho de 1953. Mas sua família era toda de MinasGerais, e pouco tempo depois, eles voltaram ao seu local de origem. Franciscoera ainda bebê e sua família o chamava de Chico. Chico ficou, mesmo depois dehomem feito.

O menino era bastante vivo e tinhainclinação definida para o jornalismo, curso que fez e terminou, sempre emMinas. Começou a trabalhar em jornal escrito e sua carreira começou no Diáriode Minas. Depois passou para o Jornal do Brasil e , em seguida,para a filial da Rede Globo, em Belo Horizonte.

Pouco tempo depois, Chico Pinheiro foipara São Paulo. Esteve na Rede Bandeirantes, sempre na área de jornalismo e emseguida na Rede Record. Em 1996, voltou à Rede Globo em São Paulo e assumiu aapresentação do Bom Dia São Paulo e do Bom Dia Brasil. Em 1998, começou aapresentar o SPTV, com um projeto de jornalismo comunitário, e por lá ficou até setembro de 2011, quando foi convidado a assumir a apresentação do Bom Dia Brasil, ao lado da jornalista Renata Vasconsellos.

Chico Pinheiro foi casadocom a bela jornalista Carla Vilhena por muitos anos e eles têm três filhos.

Uma nova faceta do talento de ChicoPinheiro foi descoberta no canal Globo News. Sua paixão por música e seu vastoconhecimento de música popular brasileira, foi aos poucosdespontando no programa “Sarau”.Nesse programa Chico toca junto, canta junto com o entrevistado e consegueprogramas belíssimos.

Sua simpatia, seu jeito educado e doce de recepcionaros entrevistados, elevaram muito o nome de Chico Pinheiro, um dos maioresâncoras de telejornal do Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação