MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CÉSAR LADEIRA


César Rocha Brito Lacerda er o nome completo de César Ladeira, que foi um dos principais locutores e apresentadores de rádio. Ele nasceu em 1º de dezembro de 1910, na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

Iniciou sua carreira artística na Rádio Record de São Paulo, em 1931. Foi depois para a Rádio Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro, e para a Rádio Nacional. Estava começando em rádio, quando estourou a Revolução Constitucionalista de 32. As autoridades o chamaram para irradiar o desenrolar dos acontecimentos. E, com a voz de César Ladeira, o povo acompanhou todo o desenrolar daquele movimento. Ele ficou conhecido como “O locutor da Revolução”. Mas, devido a esse trabalho, acabou por ser preso posteriormente no Presídio do Paraíso.

César Ladeira deu vários apelidos aos grandes cantores da época. Ele chamava Carmem Miranda de “A Pequena Notável” e chamava Francisco Alves de “O Rei da Voz”. Trabalhou em São Paulo na Rádio Record com o doutor Paulo Machado de Carvalho, mas foi chamado pela Mayrink Veiga, e passou a ser diretor da emissora.

E foi no Rio de Janeiro  que ele conheceu a jovem Renata Fronzi, que morava em frente a sua casa, e foi trabalhar no Teatrinho Jardel. Ela era uma moça de lindo corpo e belas pernas, que logo se transformou em vedete de teatro de revista. Eles se conheceram e logo se enamoraram. O casamento aconteceu pouco tempo depois e eles viveram juntos até a morte dele. Tiveram dois filhos, César e Renato, que anos mais tarde criaram a banda de rock A Bolha.

Com essa ligação com Renata Fronzi, César também se interessou pelo teatro. Então ele criou uma companhia de teatro e montou peças, como por exemplo “Adorei Milhões”, que ele encenou no Teatro de Alumínio, em São Paulo e foi um estrondoso sucesso, onde Renata era a estrela.

Na Rádio Mayrink Veiga, César Ladeira implantou muitas novidades. Contratou cantores que se tornaram grandes ídolos como Carmem Miranda, Aurora Miranda, Francisco Alves, Jorge Fernandes, Patrício Teixeira e Noel Rosa. Ele lançou nacionalmente muitos artistas.

César Ladeira foi ainda ator de cinema. Fez filmes desde 1935 até 1969. Atuou em: “Alô, Alô, Brasil”; “Estudantes”; “João Ninguém”; “Banana da Terra”; “Laranja da China”;”Direito de Pecar”; “Sob a Luz do Meu Bairro”; “TerraViolenta”; “Folias Cariocas”; “Mãe”; “Toda a Vida em Quinze Minutos’; “Garotas e Samba”; “Os Cosmonautas”; “O Bravo Guerreiro” e “Salário Mínimo”.

César Ladeira faleceu em 8 de setembro de 1969, vitimado por uma hemorragia cerebral, no Rio de Janeiro, aos 58 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação