MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CELSO NUNES


Celso Nunes nasceu na capital paulista em 1941. É um importante encenador e está ligado a peças marcantes das décadas de 70 e 80.

Celso Nunes fez a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, EAD/ SP, formando-se em 1965. E pela Sorbonne, formou-se em 1968, como diretor. Lá fez estágios com Jerzy Grotowski. Tornou-se o introdutor das técnicas desse mestre, no Brasil. Em 1970, Celso Nunes dirigiu: ”Um, Dois, Três, de Oliveira Quatro” e “As Bacantes”. No mesmo ano dirigiu: “O Interrogatório”, de Peter Weiss, e então ganhou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte-APCA, como Melhor Diretor. Em 1972, Celso Nunes encenou: “A Viagem”, quando reuniu quase 50 atores em cena.

Em seguida, Celso dirigiu: “Seria Cômico… Se Não Fosse Trágico”, para Fernando Torres e Fernanda Montenegro. Em 1974, montou para Paulo Autran: “Coriolano”, de Shakespeare. Nesse ano, novamente ele ganhou o Prêmio APCA, como Melhor Diretor.

Depois, Celso Nunes transferiu-se para a UNICAMP, onde foi dirigir o Departamento de Teatro. Em 1976, com a peça “Equus”, o diretor voltou a ganhar prêmios e a fazer sucesso. Em 1977, junto com a bailarina Marilena Ansaldi, fez: “Escuta, Zé”. É um misto de dança e teatro, e o público apreciou muito.

Celso Nunes voltou a dirigir Fernanda Montenegro, em: “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, Depois o encenador, fez, com Renata Sorrah: “Botho Straus”. Em 1983, encenou: “Rei Lear”, com Paulo Autran.

Em 1990, Celso Nunes desinteressa-se pelo teatro e muda-se para Florianópolis, onde se forma como rolfista e atende pessoas. Mas em 1992, dirige: “Lorca por Lorca”, poemas e canções de Federico Garcia Lorca. Em 1995, dirige, de Walcyr Carrasco: “ Batom” e em 1999: “ Honra”, de Joanna Murray Smith..

Em 1990, Celso Nunes se doutora em “Direção Teatral” pela ECA/USP e dirige o Departamento de Teatro da UNICAMP.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação