MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CELSO FRATESCHI


Celso Frateschi nasceu na capital paulista em 1952. Ator, auto, diretor de teatro, Celso Frateschi é também político.

O início da fase profissional de sua carreira foi em 1980, no Teatro Arena. Em 1985, na Rede Globo de Televisão, fez a novela: ” Uma Esperança no Ar”. Depois participou da maravilhosa minissérie: ” Memorial de Maria Moura, em 1994, ano em que também fez: ” Você Decide”. Em 998, fez: ” Torre de Babel” e “Pecado Capital”. Em 2000, fez outra minissérie: ” A Muralha”. Em 2001: ” Presença de Anita”. Em 2002: ” O Beijo do Vampiro”. Em 2004, outra vez uma minissérie: ” Um Só Coração” e a novela: ” Começar de Novo”. Em 2005:: “Essas Mulheres” e “Carga Pesada”,um seriado e ” Belíssima”. Em 2006: “Sinhá Moça” e o seriado: “A Diarista”. Em 2007 “Paixões Proibidas”. Em 2008: ” Queridos Amigos, minissérie e ” Casos e Acasos”, seriado. Em 2009, fez participação especial em “Força Tarefa”. Todos na Rede Globo de Televisão.

Em Dezembro de 2009, na Record, participou do especial “200 Anos de História”, que adaptou contos literários de Machado de Assis e Guimarães Rosa. Celso atuou no episódio “Uns Braços”.

De volta a Globo, em 2010, esteve em “Escrito nas Estrelas”, com o personagem Jardel. E em 2011, fez o remake da novela “O Astro”, agora em formato macrossérie. E em 2013, na TV Record, a minissérie “José do Egito”.

Frateschi também atua em cinema. Em 1997 , fez: ” O Trabalho dos Homens”. Em 98: ” Contos de Lygia”. Em 2001: ” Bufo & Spallanzani” e ” Sonhos Tropicais”. Em 2003: “Cristina Quer Casar”. Em 2006: ” Veias e Vinhos”-Uma História Brasileira”.

Celso Frateschi foi Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, na gestão Marta Suplicy. Atualmente (2009) é Secretário de Cultura em São Bernardo do Campo. É proprietário do ” Teatro Agora”, em São Paulo. Recentemente interpretou “Ricardo III” e ” Sonho de Um Homem Ridículo”, com muito sucesso. Ele foi um dos fundadores do Teatro Núcleo Independente, Teatro Pequeno e Agora.

Ele escreveu: ” A Epidemia” e depois: ” os Imigrantes”. Com este trabalho recebeu o ” Prêmio Mambembe”, como Melhor Ator. Recebeu o ” Prêmio Shell”, como Melhor ator, em 1988. Ele é professor licenciado na Escola de Arte Dramático da USP. Foi presidente da Funarte.

Frateschi foi casado com Denise Del Vechio e eles têm os filhos André e Ludmila, também atores.Ele é uma pessoa muita educada e querida por todos os seus colegas e conhecidos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação