MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CÉLIA HELENA


Célia Camargo Silva nasceu na capital paulista, em 13 de março de 1936.

Sempre gostou de teatro e aos 16 anos fez o curso de intérpretes, no Centro de Estudos Cinematográficos de São Paulo. Ali conheceu alguns grandes diretores como Ruggero Jacobbi e José Renato.

Apesar de ser mais de teatro, Célia Helena começou sua carreira profissional em cinema. Já em 1952, aos 16 anos, participou dos filmes ” Fatalidade” e ” Chamas do Cafezal”, produzidos pela Cia Cinematográfica Vera Cruz. Em 1954, fez “Floradas na Serra” ao lado de Cacilda Becker. Na década de 1970 atuou em “Cordélia, Cordélia”;  “O Anjo Loiro”; “A Virgem”; “O Predileto” e “Das Tripas Coração”.

Ainda na década de 1950, Célia Helena se transferiu para o TBC-Teatro Brasileiro de Comédia, onde começou em “Inimigos Íntimos“, ao lado da estrela da época, Cacilda Becker e de Paulo Autran. Ela esteve presente nas principais montagens da companhia. Fez “A Vida Impressa em Dólar”; “Pequenos Burgueses”, onde arrebatou todos os prêmios do ano como melhor atriz. E foi também quando se apaixonou pelo ator Raul Cortez, com quem se casou e teve uma filha, a hoje atriz Ligia Cortez. Fez também “O Balcão“, e ganhou o prêmio de melhor atriz, e em seguida, “Pano de Boca” e ganhou, na mesma categoria, o prêmio Molière.

Em 1977, se lançou ao grande projeto de sua vida: criou um centro de educação teatral para jovens, o Teatro Escola Célia Helena. Em 1983, essa escola passou a oferecer também um curso profissionalizante de formação de atores. E essa atividade foi tão intensa, que Célia Helena se manteve afastada dos palcos.

Mas Célia Helena era também atriz de Televisão, onde começou em 1968, na TV Tupi, na novela “O Décimo Mandamento”. Depois passou para a TV Record, onde fez “Tilim”; “Editora Mayo, Bom Dia”; “Pingo de Gente”; “Quarenta Anos Depois” e “O Príncipe e o Mendigo”.

Em 1975, a atriz se mudou para a TV Tupi, onde fez “Vila do Arco” e “Canção Para Isabel”. Em 1981, ela estreou na TV Globo em “Brilhante“, e no ano seguinte foi para a TV Bandeirantes atuar em “Campeão“, no seriado “Casal 80” e na novela “Sabor de Mel”.

Em 1984, a volta para a TV Globo na novela “Partido Alto”. Em 1985, no SBT, fez “Jogo do Amor”, e em 1987, um papel importante em “O Direito de Amar” e  depois em “Mandala“. Em 1994, fez um episódio de “Você Decide”.

Célia Helena faleceu em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, em 29 de março de 1997, com 61 anos de idade, quando fazia uma operação para a retirada de um câncer. Além da filha Ligia, do casamento com o ator Raul Cortez, ela deixou também outra filha, Elisa, nascida de seu relacionamento com o arquiteto Ruy Ohtake.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação