MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CECILIA MEIRELES


Cecilia Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, em 07 de novembro de 1901.

Considerada a maior poetisa brasileira do Século XX,  a “Pastora das Nuvens“, como ficou conhecida, também foi uma educadora e escreveu por muito tempo sobre Educação para o jornal Diario de Noticias de sua cidade natal.

Entre 1935 e 1938, lecionou na Universidade do Distrito Federal do Rio de Janeiro. Na década de 1940, viajou pelas Américas visitando Argentina, Uruguai, Chile, México e indo até os Estados Unidos, onde deu palestras na Universidade do Texas.

Como jornalista, suas colunas com crônicas concentravam-se mais na educação, mas também em suas viagens ao exterior e a Europa, principalmente, onde esteve  em Portugal, Espanha e Israel.

Como poeta, seu estilo era principalmente neossimbolista e seus temas incluíam tempo efêmero e vida contemplativa. Em 1935, publicou o clássico “Romanceiro da Inconfidência”, com poemas sobre o herói Tiradentes e sua Inconfidência Mineira.

Mãe da atriz Maria Fernanda, ela era Doutora Honoris Causa pela Universidade de Delhi na India.

Cecilia Meireles faleceu prematuramemente, com apenas 62 anos, em sua querida Rio de Janeiro, e seu corpo foi velado no Palacio Gustavo Capanema e sepultado no Cemiterio São João Batista.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação