MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CECILIA MACIEL


Maria Cecilia Egrejas Antunes Maciel nasceu na cidade de São Paulo, em 1º de março de 1948.

Ingressou na Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD), presidida pelo dramaturgo  Alfredo Mesquita, onde se formou atriz na Turma de 1967, juntamente com outros importantes nomes como Analy Alvarez, Antonio Petrin e seu futuro marido, Umberto Magnani.

A estréia em TV foi na Excelsior, trabalhando na novela “Os Diabólicos” em 1968, e depois atuou também em “Dez Vidas“, escrita por Ivani Ribeiro. Também se  destacou na novela “A Grande Mentira” com a personagem Lenita, na TV Globo, escrita por Hedy Maia, com direção de Fabio Sabag. Na TV Tupi atuou na novela “As Bruxas” de Ivani Ribeiro, com direção de Walter Avancini, em 1970.

No Teatro, fez o espetáculo “Um Grito de Liberdade”, de Sergio Viotti, com direção de Osmar Rodrigues Cruz, além de clássicos textos de Gorki e de Schiller. Também foi atriz de teleteatros na  TV Cultura.

Cecília Maciel era irmã da atriz Maria Isabel de Lizandra e também foi produtora teatral de espetáculos estreados pelo marido Umberto Magnani e pelo filho, o também ator Beto Magnani.

Em abril de 2016 ela ficou viúva de Umberto Magnani, e faleceu sete meses depois, aos 68 anos de idade, em 8 de novembro de 2016, de uma pneumonia, na capital paulista.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação