MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CAUBY PEIXOTO


O nome completo do cantor Cauby Peixotoera Cauby Peixoto Barros. Ele nasceu a 10 de fevereiro de 1931, na cidade de Niteroi, Rio de Janeiro. A família tinha a música no sangue. O pai tocava violão e a mãe, bandolim. Os irmãos eram instrumentista e um tio grande pianista. Ele não era só chamado de cantor, mas no meio artístico era chamado de ” professor”. Foi chamado pelas revistas ” Time” e “Life”, como o Elvis Presley brasileiro.

Ele começou a cantar muito cedo, desde a década de 40, quando era apenas um menino e logo marcou por sua voz extremamente bela,grave, aveludada e sua dicção perfeita, além de seu estilo “dandy”, que aos poucos foi ganhando fama. Desde essa época, até os dias de hoje, nunca deixou de fazer sucesso.

Ele teve contrato com as gravadoras: Carnaval, Todamérica, Columbia, RGE,RCA Victor, Odeon e Som Livre.

Esteve um bom tempo nos Estados Unidos, mas lá gravou com o nome de Ron Coby. Gravou um LP com a orquestra de Paul Weston, cantando em inglês. Quando voltou ao Brasil, comprou, em sociedade com os irmãos, a boate carioca ” Drink”. Nessa época dedicou-se mais à administração, e parou de cantar por um tempo. Em 1959 , voltou aos Estados Unidos e fez uma temporada de 14 meses, durante os quais realizou espetáculos, aparições em televisão e gravou em inglês: ” I Go”, uma adaptação para o inglês da música: “Maracangalha”, de Dorival Caymi. Algum tempo depois, voltou àquele país, e participou do filme “Jamborée”, da Warner Brothers. Durante toda a década de 60, cantou em bares e boates.

A partir de 1970, fez muitas aparições em televisão. Fez programas no Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1979, incluiu Vitória e Recife, quando participou do ” Projeto Pixinguinha”, ao lado da cantora Zezé Gonzaga.Em 1980, já com 25 anos de carreira, gravou, pela Som Livre: ” Cauby, Cauby”, com composições feitas especialmente para ele. Caetano compôs para ele: ” Cauby, Cauby”; Chico Buarque compôs: “Bastidores”; Roberto Carlos e Erasmo Carlos fizeram: ” Brigas de Amor”;Tom Jobim fez: ” Oficina” e vários outros compareceram. Foi uma homenagem grandiosa, que o cantor recebeu.Nesse ano também ,ele apresentou-se no espetáculo: ” Bastidores”, na Funarte, do Rio de Janeiro e em: ” Os Bons Tempos Voltaram”, na boate Flag, em São Paulo.

Em 1982, o cantor fez uma apresentação na boate 150 Nigth Club de São Paulo, com a presença de seus irmãos Moacyr, ao piano e Araquem, no piston. Depois ele lançou o LP ” Angêla e Cauby”, onde aparecem sucessos como: ” Começaria Tudo Outra Vez”, de Gonzaguinha; ” Recuerdos de Ipacaray”, de Z. de Mirkin e Demetrio Ortiz e a valsa: ” Boa Noite, Amor”, de José Maria de Abreu e Francisco Matoso. Em 1989, os seus 35 anos de carreira, foram comemorados n bar e restaurante A Baiuca, em São Paulo , ao lado dos irmãos Moacir e Araquem. e Iracema e Adriana, fazendo as vozes. No mesmo ano, pela RGE, gravou: ” Quando os Peixoto se Encontram”. Em 1993, recebeu grande homenagem, ao lado da cantora Ângela Maria, quando lhe foi entregue o Prêmio Sharp. A gravadora Columbia lançou uma caixa com 2 CDs, abrangendo as gravações de 1953 a 1959, com o seu maior sucesso que foi a música: ” Conceição” , entre outros.

Desde o início dos anos 2000, Cauby Peixoto apresentava-se no tradicional Bar Brahma, na avenida Ipiranga, com a São João, em São Paulo, nas noites de segunda feira, com enorme sucesso.

Em maio de 2015, teve um documentário sobre sua vida lançado: “Cauby – Começaria Tudo Outra Vez”, de Nelson Hoineff. Em 2016, ao lado da amiga e parceria Angela Maria, fez uma turnê em comemoração aos 60 anos de sua carreira, e foi durante esta turnê que veio a falecer, em 15 de maio de 2016, aos 85 anos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação