MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CASTRO GONZAGA


Francisco de Paula Gonzaga nasceu em Cravinhos, interior de São Paulo, em 28 de fevereiro de 1918.

Com o nome artístico de Castro Gonzaga começou suas atividades artísticas em 1947, na Rádio Bandeirantes de São Paulo no programa “Cinema em Seu Lar”. Depois ele passou pela Rádio Culutra e pela Rádio Record, estreando em 1949 na Rádio Mayrink Veiga no Rio de Janeiro e posteriormente na Rádio Tupi do Rio e na Rádio Nacional.

Estreou como ator no Cinema em 1955, dirigido por Nelson Pereira dos Santos em “Rio 40 Graus“, atuando no ano seguinte em “O Primo do Cangaceiro”; em “Essa Gatinha é Minha” em 1966; “Mineirinho, Vivo ou Morto” em 1967; “A Marcha” em 1972 e “O Poderoso Machão” em 1976.

Na TV ele chegou em 1958, no “TV de Comédia” da TV Tupi e depois fez o “Teatro Studio A” na TV Rio. Na TV Excelsior, onde foi contratado em 1965, fez as novelas “Ontem, Hoje e Sempre”; “O Pintor e a Florista”; “Ninguém Crê em Mim”; “O Tempo e oVento”; “O Direito dos Filhos”; “Os Diabólicos”; “A Menina do Veleiro Azul” e “Dez Vidas”.

Em 1970, com o fechamento da TV Excelsior, ele passou para a TV Tupi e fez as novelas:”Toninho on The Rocks”; “Simplesmente Maria”; “A Selvagem”; “Bel-Ami” e “A Revolta dos Anjos”. Intercalou com uma participação na novela da TV Cultura, que também passou na TV Globo, “Meu Pedacinho de Chão”, em 1971/72.

A partir de 1973, passou para a Rede Globo de Televisão, de onde praticamente não mais saiu. Fez, nesse ano, o seriado “Shazam, Xerife & Cia” e a novela “O Semideus“. Em seguida atuou em “Corrida do Ouro”; “Gabriela”; “O Grito”; “Saramandaia”; “A Sombra dos Laranjais”; “Dona Xepa”; “Sinhazinha Flô”; “Gina”; “Memórias de Amor”; “Os Gigantes”; “Marina”; “Ciranda de Pedra”; “O Homem Proibido”; “Paraíso”; “Voltei Pra Você”; “Vereda Tropical” e “Grande Sertão: Veredas”.

Em 1986, ele se transferiu para a TV Manchete e participou das novelas “Dona Beija” e “Mania de Querer“. Em seguida, em 1988, fez na TV Bandeirantes a minissérie “Chapadão do Bugre”.

Outra vez de volta à TV Globo, fez a minissérie “Memórias de um Gigolô”; as novelas “Mandala”; “Pacto de Sangue” e “Felicidade” e as minisséries “República”; “Tereza Batista” e”Anos Rebeldes”. Também atuou nas novelas “Despedida de Solteiro”; “A Próxima Vítima”; “Quem é Você?”; “Malhação”; “Por Amor”; “O Cravo e a Rosa”; “A Padroeira”; “Kubanacan”; “Da Cor do Pecado”; “Alma Gêmea”; “Bang Bang”; “Cobras e Lagartos” e “O Profeta”.

Além de todos esses trabalhos, Castro Gonzaga também atuou muito em dublagens de filmes e de desenhos. Ele fez “Popeye”, “Toro”, “Cobrinha Azul”,  Se Darling (de “Peter Pan”) e Coronel Hathi (de “Mowgli, o Menino Lobo“).

Castro Gonzaga teve três filhos, um deles o também ator Reinaldo Gonzaga.

Ele faleceu em 2 de outubro de 2007, aos 89 anos de idade, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, de falência múltipla dos órgãos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação