MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CÁSSIA KISS


Seu nome é Cássia Kiss Magronota Ela nasceu na cidade de São Caetano do Sul, Grande São Paulo, em 6 de janeiro de 1958. É atriz. Atua em televisão, em teatro e em cinema.

Sua vida e sua carreira:.

Ela é filha de Josep Kiss, um mecânico, filho de húngaros. Cássia nasceu em um lar muito pobre e sem amor .Morava num cortiço. Sua casa era um quarto e cozinha. Era a filha caçula de quatro irmãos. Fazia todos os trabalhos domésticos, desde pequena. E apanhava da mãe, se não os fizesse corretamente. A mãe batia mais que o pai. Cássia lavava, passava, cozinhava e, ás vezes, para se distrair, bebia cachaça. Chegou a fugir de casa, pela janela, para beber com amigos.

Com 14 anos, foi trabalhar em uma loja, como vendedora. Foi expulsa de casa aos 15 anos .Não levou quase roupa nenhuma e ficou cinco anos sem dar notícias à família. Dormia na rua, em bancos de praça. Depois foi para a capital paulista e conseguiu um dinheirinho, para alugar uma quitinete. Assim conseguiu fazer o ensino médio.

Arranjou um namorado e engravidou aos 16 anos. O moço não queria isso e praticamente a obrigou a abortar. Ela também, nessa idade, não queria filhos.

Era inteligente, gostava de ler. Prestou exame e passou no vestibular da Universidade Federal, em Matemática. Mas não era isso que queria. Depois pensou em fazer História. Também desistiu. Resolveu fazer curso de teatro. Era o que lhe agradava mais. Pensava em ser atriz profissional.

Em 1981, com 23 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro. Voltou a dormir nas ruas, pois não tinha dinheiro para nada. Mas um amigo, que era um poeta popular, deixou que ela dormisse, ao lado de outras duas domésticas, num quartinho dos fundos de sua casa.

Passou a se interessar por meditação. E a vender sanduiche natural nas praias, para pagar seu curso de teatro.

Arranjou um namorado, foi morar com ele, mas por brigas de ciúmes, logo se separaram. Passou a se interessar por astrologia. E, verdadeira hippie, fumava maconha e provou chá de cogumelo. Mas percebeu que isso iria prejudicá-la, e após uns anos, deixou esses vícios. Tornou-se vegetariana.

Aos 24 anos, fazia peças teatrais. Fez várias. E entrou na “ Fundação das Artes”, que, segundo diz, é uma das melhores escolas de teatro da América do Sul. Tornou-se espírita. Isso a livrou de depressão e problemas emocionais. Conseguiu, nessa época, ligar para sua mãe e recomeçar a ter laços familiares. Isso foi aos poucos, pois a mãe foi difícil de ser reconquistada.

Cássia conheceu o engenheiro José Luis Tadeu e foi morar com ele.Mas , aos poucos, eles foram se desentendendo. Ele confessou ser bissexual e portador de AIDS. Ela o deixou, mas ao mesmo tempo queria ajudá-lo a se livrar da doença . Em 1992, Cássia foi morar com João Alberto Fonseca e eles tiveram dois filhos; Joaquim Maria e Maria Cândida. Cássia percebeu o quanto o fato de se tornar mãe ajudou-a a ser mais feliz.Assim mesmo se separaram, por causa de brigas.

No ano 2000, ela conheceu o jornalista Sérgio Brandão, foram morar juntos e tiveram dois filhos: Pedro Gabriel e Pedro Miguel. Mas eles também se separaram.

Em 2009, por fim, Cássia Kis conheceu o psiquiatra João Baptista Magro Filho e com ele juntou-se oficialmente, pela primeira vez, passando a usar o nome artístico de Cássia Kiss Magro.

Em teatro:

Seu início foi em teatro amador. Fazia peças nas periferias, e em festivais, e peças infantis em escolas. Por dez anos foi amadora. Depois foi convidada por Ulysses Cruz e fez a peça: “ Alice, O Que Uma Menina Bonitinha Como Você Faz Num País Como Esse? “. Depois participou da peça: “ Coronel dos Coronéis” Em 1981, fez a peça: “ Quem Governa o Rei? “.E a atriz foi percebendo que dava mesmo para a coisa.

Em televisão:

Sua estréia em televisão, foi em 1979, na novela: “ Cara a Cara”, na TV Bandeirantes.

Fez anúncios comerciais.

Em 1981, mudou-se para o Rio de Janeiro, e foi aprovada para fazer: “Aventuras do Tio Maneco”, na TV Educativa. Em 1983, foi para a TV Globo e fez dois episódios de “ Caso Especial”. Fez depois a minissérie: “ Padre Cícero”. Fez, em 1985: “ Roque Santeiro”. Em 1988, fez: “ Vale Tudo” e se notabilizou, pois foi a assassina, na famosa morte de Odete Roitman.

Em 1990, foi para a TV Manchete , e fez: “ Pantanal”.

Voltou à Globo, e fez: “ Você Decide”. Depois fez: “ Fera Ferida”. A seguir: “Porto dos Milagres”. Depois entrou na grande minissérie: “Um Só Coração”. A seguir, outra minissérie: “Mad Maria” e em 2006, faz a minissérie: “JK” e a novela “Cobras e Lagartos”. Em 2007 esteve em “Eterna Magia”. Em 2009 fez “Paraíso”. Em 2010, “Escrito nas Estrelas”. Em 2011, “ Morde e Assopra”. Depois fez: “ Amor, Eterno Amor”. Já em 2014, esteve na microsérie “Amores Roubados” e na novela “O Rebu”. Depois em 2015, fez “Felizes para Sempre?”.

Em 2006, foi madrinha, no Brasil, da Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Prêmios:

Em 2001, Cássia ganhou o Prêmio Contigo, e o Troféu Imprensa, como “Melhor Atriz do Ano”. Em 2001 ainda, ganhou o “ Troféu de Atriz Coadjuvante no Festival de Recife”.

Em 2011, ganhou o Prêmio “Melhores do Ano”, no “ Domingão do Faustão”, como “ Melhor Atriz Coadjuvante”.

Em cinema:

Cássia Kiss participou de 15 filmes, entre os quais: “Bicho de Sete Cabeças”.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação