MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARMINHA MASCARENHAS


 

O nome real de Carminha Mascarenhas é Cármina Allegretti. Ela é descendente de italianos e nasceu na cidade de Muzambinho, em Minas Gerais, em 14 de abril de 1930 e faleceu em 16 de janeiro de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Ela foi uma grande cantora brasileira e compositora.

Quando tinha poucos meses, Carminha mudou-se com a família para São Paulo. Mas depois eles foram morar em Poços de Caldas, cidade de Minas. Ali Carminha estudou e formou-se como professora primária.. Por gostar de cantar, entrou para o coral da Igreja Matriz da cidade. Destacou-se, pois sua voz era grave, de contralto. Começou então a se apresentar em festinhas, acompanhada pelo pai ou pelo tio, pois ambos tocavam violão.

Entrou então como crooner, no conjunto de José Maria, ao lado do pianista Raul Mascarenhas,com quem veio a se casar, em 1952 e com quem teve um filho, que em adulto foi saxofonista , de nome Raul Mascarenhas Junior. Raul foi casado com a cantora Fafá de Belém e do casamento nasceu a filha Mariana, que também é cantora.

Carminha Mascarenhas começou então a gravar discos.Sua primeira gravação, foi uma música do maestro Hervê Cordovil, um LP: “ Nossos Caminhos Divergem”, e “ Folha Caída”, Nessa fase, a cantora foi com o marido para Belo Horizonte e foram trabalhar na “Radio Inconfidência” e também em casas noturnas. Mas logo depois foi pra o Rio e entrou no “ Copacabana Palace”, no lugar de Nora Ney. Mas depois ela saiu e foi cantar na boate “ Sacha’s”.

Foi eleita “ Cantora Revelação do Ano”, juntamente comSilvinha Telles.

Foi contratada pela “ Rádio Nacional” e participava do programa famoso: “ Nada Além de 2 minutos”.Separou-se do marido e começou uma carreira internacional. Foi para o Uruguai, Paraguai, apresentando-se na “Boate Cave” e no “Cassino de Punta Del Leste”. Depois foi para a Argentina e novamente Paraguai.

Gravou vários LPs, mas seu principal trabalho foi o LP: “ Carminha Mascarenhas”, em 1959, com a música que fez sucesso: “ Eu Não Existo Sem Você, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Nesse mesmo ano , assinou com a TV Rio.para atuar no programa: “Carrossel”, ao lado de gente famosa, como: Elizeth Cardoso,Norma Bengele outros.Participou em seguida dos shows: “ Ary Barroso-60”, “ Os Quindins de Yá Yá”.

Começou a compor. É dela: “ Toalha na Mesa”, em parceria com Dora Lopes. Compôs ainda: “ Samba da Madrugada”, gravada no exterior. Depois gravou: “ Em Cada Estrela Uma Canção”, onde interpretou, entre outras, a faixa: “ Desafinado”. Carminha viajou várias vezes para o exterior. Em 1960, gravou: “A Noite É de Carminha” e “ Per Omnia Saecula Saeculorum”, de Miguel Gustavo, que foi proibida pela censura. Nos anos 80, apresentou-se no “ Sambão e Sinhá”, casa noturna de Ivon Cury. Mudou-se para Teresópolis, em 1986.

Depois de vários anos afastada, em 2001 fez o espetáculo: “ As Cantoras do Rádio: Estão Voltando as Flores”. Nesse show , ela cantava, entre outras músicas: “ Mensagem”, sucesso de Isaurinha Garcia. Em 2002, foi lançado CD, com essas músicas.

Por fim, Carminha Mascarenhas foi morar no “ Retiro dos Artistas”, em Jacarepaguá , onde faleceu, em 16 de janeiro de 2012, aos 82 anos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação