MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARMEN MONEGAL


Carmen Monegal nasceu no Uruguai, na capital Montevidéu, em 19 de novembro de 1951. Ela veio ao Brasil ainda criança e aqui viveu muitos anos. Casou-se com um herdeiro da família Rondon, com quem teve uma filha. Em 1968, morando em São Paulo, foi convidada pelo diretor da emissora: Cassiano Gabus Mendes, para escrever o programa “Colagem”, assim estreando na Tv Tupi como escritora e apresentadora. Depois, o mesmo Cassiano a convidou para atuar nas telenovelas da emissora.

Participou da importante:”Antônio Maria”e depois de “João Juca Junior”. E em 1970 fez: “Beto Rockfeller” e “Simplesmente Maria”. Em 1972 participou de”Vitória Bonelli”.

Em 1969, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, Diretor da Rede Globo a contratou para apresentar filmes estrangeiros no canal.

Em 1973, já na TV Globo, esteve na novela “SuperManoela”,e em 1975participou de:”A Moreninha” e “O Grito”.

Em 77, fez na TVRecord:”O Espantalho”. Voltou à Tupi no mesmo ano e participou da 1ªversão de:”Éramos Seis”. Entre outras , fez na Bandeirantes, em1980:”Cavalo Amarelo”.Na TV Cultura, em 81 fez:”Floradas naSerra”e “O Resto é Silêncio”. Na Rede Globo fez em 82, 83 e84:”Elas Por Elas”; “Voltei Pra Você”e “Meu Destino ËPecar”. Em 1987, na TV Manchete fez: “Helena”.

Carmen Monegal também fez teatro. Atuou naspeças:”Os Orfãos de Jânio, “Além da Vida”.

Em cinema trabalhou com Amácio Mazzaroppi, nofilme:”Jeca E Seu Filho Preto”. E participou do filme:”AsAventuras de Beto Rockfeller”.

Foi quando a bonita Carmen Monegal começou a se voltarpara a espiritualidade e estudou Teologia, o que a levou a vender tudo o que eraseu e a se mudar para o exterior. Mudou-se para a Ilha de Patmos, na Gréciaonde se casou novamente e passou a participar de um grupo de teatroitinerante “The Pilgrim Gospel Theatre”,que dirigiu por longos 18anos. Com esse grupo teatral, Carmen viajou por toda a Europa e pelos EstadosUnidos. Para ela, só essa fase da vida profissional contava, aquele tempoem que ela se dedicou aos demais, na Grécia.

Carmen Monegal era também escritora. Lançou oslivros:”O Beija-flor Amarelo”, “História Natural”e”Duração Ordinária da Vida”.

Em 2008, teve uma falsa morte divulgada, porém tudo não passou de um boato.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação