MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARLOS WILSON


Carlos Wilson Coutinho da Silveira nasceu em Vitória, no Espírito Santo, em 24 de maio de 1950.

Ele foi ator, diretor teatral, cenógrafo e figurinista.Atuou no cinema, na televisão e no teatro.

No Teatro, Carlos Wilson começou a carreira de ator no Teatro Tablado de Maria Clara Machado, em 1970, na peça “Maroquinhas Fru-Fru”. Atuou em várias outras peças e em 1974, passou à direção e foi o responsável por lançar jovens talentos como Malu Mader, Pedro Cardoso, Andréa Beltrão e Maurício Mattar.

Em Televisão ele estreou em 1979, no seriado “Plantão de Polícia”e atuou nas novelas “Coração Alado”; “Mandala”; “Top Model” e “Rainha da Sucata”, todas na Rede Globo.

Foi em Cinema que Carlos Wilson mais atuou. Fez quase 20 filmes e começou em 1976, em “Perdida”, como figurinista, e em 1977, fez “Ajuricaba, o Rebelde da Amazônia”, e no ano seguinte em “Se Segura, Malandro”. Em 1979, atuou em “O Bom Burguês” e depois em “Prova de Fogo”, “Cabaré Mineiro”, “Tormenta”, “O Segredo da Múmia”, “Bar Esperança”, “Noites do Sertão”, “Garota Dourada”, “O Cavalinho Azul”, ”O Rei do Rio”, “As Sete Vampiras” e “Baixo Gávea”.

Carlos Wilson recebeu vários prêmios. O Mambembe, em 1986, como Personalidade do Ano; o Molière”, também em 1986; o Inacen, em 1987, com “O Ateneu”; e o Prêmio Coca- Cola, em 1988, por “Os Três Mosqueteiros”, produção infantil.

Carlos Wilson faleceu por complicações de AIDS, em 11 de janeiro de 1992, quando estava com 42 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação