MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARLOS VERGUEIRO


Carlos Pereira de Campos Vergueiro nasceu na capital paulista, em 1º de janeiro de 1920.

Ele atuou em teatro, cinema , televisão e ainda rádio. Foi também crítico musical. Trabalhou como jornalista no “O Estado de São Paulo“, no “Correio Paulistano” e na revista “Clima”. Estudou Direito, formou-se, mas não exerceu a profissão.

Carlos Vergueiro foi para a Europa, em 1948 , quando então voltou-se ao teatro. De retorno ao Brasil, entrou para o Grupo de Teatro Experimental, dirigido pelo professor Alfredo Mesquita. Começou fazendo pequenos papeis.

Foi quando lhe veio a idéia de fundar o Teatro Brasileiro de Comédia – TBC, que se tornou legendário. Era o final dos anos 1940. Foi Carlos Vergueiro o primeiro diretor de peças como “Seis Personagens À Procura de Um Autor”, que teve Cacilda Becker e Sérgio Cardoso, como atores. Também dirigiu “Ralé”, esta com Maria Della Costa e Paulo Autran.

Foi no Teatro ainda que conheceu a que viria a ser sua esposa, a atriz Zilah Maria. Eles foram casados por 46 anos e tiveram três filhos, sendo que Carlinhos e Guilherme Vergueiro, se notabilizaram no meio musical.

Carlos Vergueiro também se ligou ao Cinema. Foi secretário da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. No primeiro filme feito pela companhia, que foi “Caiçara”, ganhou um papel. Mas logo se inclinou a outra área. Começou a escrever diálogos e roteirizar, o que fez para os longas “Sinhá Moça” e “Uma Pulga na Balança”, também rodados pela Vera Cruz.

Na década de 1960, se empenhou em trabalhar na Televisão. Foi ser diretor artístico da TV Cultura de São Paulo. E, ainda que por vezes atuando como ator de teatro ou de cinema, nunca abandonou o rádio também. Ficou por mais de 30 anos como responsável pela área cultural da Rádio Cultura de São Paulo, onde criou programas líderes de audiência, como “Um Piano ao Cair da Tarde” e “Música de Concerto”.

Carlos Vergueiro recebeu inúmeros prêmios, como o Prêmio Sanyo de Radialismo, em 1970, e o  Roquete Pinto, em 1962.

O último trabalho dele como ator foi na novela “Roda de Fogo“, escrita por Lauro César Muniz e exibida em 1986/1987 na TV Globo.

Carlos Vergueiro faleceu no Rio de Janeiro, de infarto, aos 78 anos de idade, em 31 de março de 1998.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação