MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARLOS TRAVAGLIA


Carlos Travaglia iniciou sua carreira em televisão, no ano de 1961, na TV Cultura de São Paulo, quando esta era ainda uma Emissora Associada, de propriedade de Assis Chateaubriand, e funcionava no prédio dos Diários Associados, à rua Sete de Abril, centro de São Paulo.

Quando a TV Cultura foi vendida para o Estado de São Paulo, e passou a fazer parte da Fundação Padre Anchieta, Carlos Travaglia foi junto e passou a ocupar o cargo de “ supervisor operacional da Fundação”, onde ficou de 1982 a 1999. Foi também diretor de Fotografia da Abril Vídeo e do “Stúdio B’.

Carlos atuou em 12 emissoras televisivas, que foram: TV Cultura (Associada e depois Fundação Padre Anchieta); SBT; Rede Bandeirantes de Televisão; TV Gazeta; Abril Vídeo; Rede Globo de Televisão; SporTV; Rede Record; Multishow; Nicklodeon e HBO.

Participou de 7 produtoras, onde fazia comerciais e séries de TV.

Fez 4 grandes programas jornalísticos, que foram: “Vox Populi”, “Comício- Diretas Já”, “Roda Viva” e “A Constituinte-Brasília”.

Fez séries para TV. Foram 11 séries, com grandes nomes de nosso cenário musical, entre os quais: Elis Regina, Cartola, Ivan Lins, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento e Maysa.

Na Rede Globo de Televisão, Carlos Travaglia fez os programas: “Vila Sésamo”; “Show de Sting”; “Show dos Mutantes”; “Projeto Aquário”.

Na Multishow fez 4 programas: “Show do Novo Canto”; “Show do Novo Canto- 2”; “ Show Fortuna” e “Show Wagner Tiso”.

No Sport TV fez o programa “Linha de Chegada”.

Na Rede Record fez “Show do Só Pra Contrariar” e “Show Moraes Moreira”.

No Stúdio B fez 6 programas e na Nickelodeon fez série “Brasil, Argentina e México“.

Carlos fez ainda muitos cines-vídeos e DVDs para cantores importantes como: Toquinho, Rio Negro e Solimões, Quinteto Violado, Alexandre Pires, Regina Duarte e Martinho da Vila.

Na TV Gazeta, Carlos participou de muitos programas, entre os quais o programa “Todo Seu”, de Ronnie Von, e esteve presente em toda a remodelação técnica  e artística da emissora.

Carlos Travaglia considera seu maior trabalho a iluminação da novela educativa “Meu Pedacinho de Chão”, que teve 185 capítulos e foi ao ar na TV Cultura de São Paulo.

Frase sua importante: “ Fazer luz, não é fazer desaparecer o escuro. É não esquecer que a luz faz parte do espetáculo”.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação