MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARLOS TRAMONTINA


Carlos Alberto Tramontina nasceu em 11 de maio de1956, na cidade de Adamantina, interior de São Paulo. Ele é filho deprofessores. O pai Armando Tramontina e a mãe Vanda Furtado Tramontina. Cedoele transferiu-se para a capital paulista e fez os estudos superiores naFAAP-Fundação Armando Alves Penteado, em 1977.Formou-se em jornalismo.E essafoi sempre a sua profissão.

Começou a trabalhar desde cedo e foi estagiário dodepartamento de imprensa da Voskswagen, em São Bernardo do Campo. Assim queterminou a faculdade, já ingressou na TV Globo. Foi repórter do” Bom DiaSão Paulo.” Também participava do programa:” Café da Manhã”,entrevistando diversas personalidades.Em 1970, Tramontina foi convidado pelaGlobo, para fazer matérias especiais para o “Jornal Nacional”.Em1986,ele tornou-se sub-editor do “Bom Dia São Paulo”. No final dadécada de 80, passou a editor chefe desse telejornal.

Em 1992, durante as comemorações do aniversário dacidade de São Paulo,Tramontina transmitiu o telejornal do Parque doIbirapuera. Foi uma experiência pioneira e que deu muito certo. De outrafeita, transmitiu o programa de um helicóptero. Também Tramontina foiconvidado pela direção da emissora para visitar várias afiliadas do interiore de outros estados, para passar treinamento aos repórteres. Isso lhe deu muitogabarito e prestígio junto aos colegas. No início dos anos 90, Tramontinaassumiu a apresentação do programa:”São Paulo Já”, que foi umprograma-piloto, para começarem os jornais locais. Isso passou a ter duasapresentações diárias. Só em São Paulo eram já 500 municípios paulistas etodos contavam com a colaboração das afiliadas do interior.

Em 1995, Carlos Tramontina recomeçou a fazer matériasespeciais para os jornais da Globo. Em 1998, assumiu a apresentação da segundaedição do “SPTV” . Depois passou a apresentar o “N DeNotícias”, que enfocava o principal assunto da semana.Em 2000, durantetrês meses, ele ficou apresentando o “Jornal da Globo”, atéque foi contratada para ele Ana Paula Padrão. Depois Tramontina retornou ao”SPTV-2ª Edição”,onde está até hoje. Ele tambémapresenta e edita o “Antena Paulista”, programa que é apresentadotodo domingo pela manhã e que enfoca reportagens especiais sobre São Paulo.

Além do jornalismo, Carlos Tramontina adoraalpinismo. Ele publicou várias matérias sobre isso e o livro:”A MoradaDos Deuses- Um Repórter Nas Trilhas Do Himalaia”, relatando suas últimasexperiências à respeito das viagens. Além desse seu último livro, elepublicou: “Entrevista-Arte e História dos Maiores Apresentadores da TVBrasileira”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação