MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARLOS EDUARDO DOLABELLA


Carlos Eduardo Bouças Dolabella nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 11 de junho de 1937.

Ele se formou em Relações Públicas no College Swiss, mas começou a trabalhar como ator em 1964, na mini-novela “Coração“. Três anos depois fez sucesso na peça “Oh! Que Delícia de Guerra” e depois em “O Jardim das Cerejeiras“.

Em 1966, fez o filme “Engraçadinha Depois dos Trinta“e, ao mesmo tempo participou da novela da TV Tupi de São Paulo, “O Amor Tem Cara de Mulher”. Em 1967, fez na Rede Globo a novela “A Rainha Louca”, e a partir daí não parou mais de participar de novelas, seriados e especiais dramatúrgicos.

Na TV esteve em “Sangue e Areia”; “Rosa Rebelde”; “Véu de Noiva”; “Irmãos Coragem”; “O Homem que Deve Morrer”; “Selva de Pedra”; “O Bem-Amado”; “O Espigão”; “Bravo”; “Saramandaia”; “Espelho Mágico”; “O Astro”; “Sinal deAlerta”; “Pai Herói”; “Água Viva”; “Louco Amor”; “Amor Com Amor Se Paga”; “Hipertensão”; “O Pagador de Promessas” e”Bebê a Bordo”, todas essas produções na TV Globo.

Em 1989, Carlos Eduardo Dolabella passou para a TV Manchete e participou das novelas:”Kananga do Japão” e “A História de Ana Raia e Zé Trovão”, além da minissérie “O Guarani”. Voltou para a Rede Globo em 1995 e fez as minisséries “Incidente em Antares” e “Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados”, além da novela “A Proxima Vítima”.

O ator se transfere para a TV Bandeirantes em 1996, e atua na novela “O Campeão”. Volta para a TV Globo em 1997 para participar das novelas “Por Amor” e “Força de um Desejo“, e também das minisséries “Labirinto” e “A Muralha“.

Dolabella também fez muito cinema e atuou em mais de 20 filmes, com destaque para “Carnaval Barra Limpa”; “O Descarte”; “As Moças Daquela Hora”; “A Estrela Sobe”; “Gente Que Transa”; “O Caso Cláudia; “O Mistério de Robin Hood” e “Boca”, este último em 1994.

Ele foi casado com a atriz Pepita Rodrigues, com quem teve dois filhos, um deles o ator Dado Dolabella.

Carlos Eduardo Dolabella faleceu em 26 de maio de 2003, de uma arritmia cardíaca, aos 65 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação