MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARLOS CHAGAS


O jornalista e escritor Carlos Chagas nasceu na cidade de Três Pontas, estado de Minas Gerais, em 20 de maio de 1937. Formado em direito pela PUC do Rio de Janeiro, enveredou para o jornalismo e começou sua carreira profissional em 1958, no jornal O Globo, do Rio. Depois foi para São Paulo e trabalhou por 18 anos no jornal O Estado de São Paulo. Em 1969, foi secretário de Imprensa do ex-presidente Costa e Silva.

Na televisão, o jornalista foi chefe da Manchete em Brasília e passou a atuar como comentarista de política nacional e apresentador. Esteve na Manchete, depois na RedeTV, CNT e SBT. Apresentou o programa “Jogo do Poder” e depois o “Falando Francamente”.

O jornalista foi professor, por 25 anos, da Universidade de Brasília- UNB. E também colunista de 12 jornais e comentarista na radio Jovem Pan. Como escritor Carlos Chagas publicou, “O Brasil Sem Retoque- 1808 a 1964”, “A Ditadura Militar e os Golpes Dentro do Golpe” que narra a trajetória do governo militar entre 1964 e 1969 e “A Ditadura Militar e a Longa Noite dos Generais”, que abrange o período de 1970 a 1985.

 

Ele é pai de Helena Chagas, que foi ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Dilma Rousseff.

A última participação como comentarista político foi em dezembro de 2016. Carlos Chagas faleceu no dia 26 de abril de 2017.

 

Atualizado em 27-04-2017 / M.A.Z.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação