MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARLOS ARENA


Carlos Alberto Arena nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de dezembro de 1944.

Além de ator, Carlos Arena foi diretor teatral, locutor, dublador e jornalista. Ele atuou em rádio, teatro, televisão, cinema e  fez muitos comerciais.

Ele veio para São Paulo muito pequeno e não mais saiu da capital paulista. Sua ascendência era ítalo-portuguesa, e sempre se inclinou às artes. Seu avô paterno era violonista e costureiro de haute costure, seu pai era pianista e ainda tinha uma tia pintora.

Ele estudou piano clássico desde os sete anos de idade e se formou em Direito, mas se dedicou aos programas artísticos infantis de televisão. Por influência das amigas Aracy Balabanian e Miriam Muniz, entrou para a EAD- Escola de Arte Dramática de São Paulo, dirigida e fundada por Alfredo Mesquita.

Em rádio, Arena atuou como radioator, locutor e produtor. Foi responsável por várias séries de programas de música erudita.

Em Teatro fez cerca de 50 espetáculos, tendo excursionado por todo o país. Atuou em “Nicoleta e Alcassino”; “A Farsa de Inês Pereira”; “A Farsa do Corregedor de Justiça”; “ Senhoras em Alta”; “Quem Tem Farelos”; ”Gil Vicente e Sua Época”; “A Princesa Encantada”; ”A Bela Adormecida”; “Alice no País das Maravilhas”; “Peter Pan”; ”O Chapéu do Gênio”; “Dona Patinha Vai ser Miss”; ”O Primo da California”; “Abre Alas e Deixa o Teatro Passar”; “Entre Quatro Paredes”; ”Sinhá Moça Chorou”; “Três Peraltas na Praça”; “A Via Sacra”; ”A Vida e Obra de Garcia Lorca”; “Morte e Vida Severina”; “Medeia”; “O Santo e a Porca”; “Um Homem é Um Homem”; “Aprendiz de Feiticeiro”; ”Maria Minhoca”; “Autos e Farsas de Anchieta e Gil Vicente”; “As Guerras de Alecrim e Mangerona”; ”A Falecida Senhora Sua Mãe”; “Aluga-se uma Barriga”; “Dois Na Gangorra”; “Os Rapazes da Banda”; “Macho Beleza”; “50 Anos de Lorca” e “Novela das Oito”.

Em Televisão, participou do “TV de Vanguarda” na TV Tupi nos anos 1960, e foi apresentador do programa “Cabaret Literário” na TV Cultura e como ator esteve em Telecontos na mesma emissora. Também foi produtor e apresentador do programa “Tempo de Concerto”, na Rádio USP.

Ele atuou como jornalista no “Diário Popular” e no jornal “O Dia”. Também desenvolveu projetos para a Secretaria de Estado de Governo, de 1993 a 1995, e para o Conselho Estadual do Idoso.

Carlos Arena faleceu em São Paulo, aos 64 anos de idade, de infarto agudo do miocárdio, em 20 de março de 2009.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação