MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARLOS ALBERTO


Carlos Alberto Squeff Soares nasceu em 11 de junho de 1925, no interior do do Rio Grande do Sul, na cidade de Arroio Grande.

Formado em Teatro e em Literatura Comparada, Carlos Alberto começou a carreira artística em 1953, atuando ao mesmo tempo no Teatro em “A Volta” e no Cinema em “O Craque“. Trabalhou também como rádioator de 1957 a 1960, na Rádio Tupi.

Chegou na Televisão em 1958, fazendo o “Teatro de Equipe Tupi”. Em 1964, na TV Rio/TV Record ele fez a novela “O Desconhecido” e depois “Coração”. Na TV Paulista, em 1965, fez “Um Rosto de Mulher”, e em 1966 foi para a TV Globo fazer as novelas de época de Glória Magadan, começando por “Eu Compro Esta Mulher”, ao lado de Yoná Magalhães, com quem se casaria e realizaria várias outras novelas da emissora: “O Rei dos Ciganos”; “A Sombra de Rebeca“; “O Homem Proibido” eA Ponte dos Suspiros”, se transformando em uma das duplas mais queridas do público.

Ele e Yoná ficaram casados até 1971, quando estiveram na novela “Simplesmente Maria”, na TV Tupi. Na mesma emissora, em 1972, ele fez o principal papel em “Na Idade do Lobo”. Em 1975, Carlos Alberto se transferiu novamente para a TV Globo e atuou em “Bravo!”, e em 1979, em “Pai Herói”.

Após alguns anos afastado da TV, em 1986, Carlos Alberto transferiu-se para a TV Manchete e estrelou “Dona Beija”, ao lado de Maitê Proença, e depois as novelas “Novo Amor”; “Tudo ou Nada” e “Kananga do Japão”.

Em 1991, voltou a TV Globo e fez “Salomé”, e dois anos depois estava na novela “Sonho Meu”. Novamente partiu para a Manchete e, em 1995, fez “ Tocaia Grande”; em 1996, estava em “Xica da Silva” e no ano seguinte em “Mandacaru”.

Em 1999,outra vez na Rede Globo, participou da novela “Força de um Desejo“, e depois da minissérie “ Os Maias” e da novela “Chocolate com Pimenta”.

Fora da televisão, o ator ligou-se também à política, tendo sido candidato a prefeito da cidade de Maricá, interior do Rio, onde chegou a morar com a cantora Maysa.

Em final de 2006, infelizmente, Carlos Alberto foi diagnosticado com câncer, e veio a falecer em 06 de maio de 2007, na cidade do Rio de Janeiro, aos 81 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação