MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARLINHOS BROWN


Seu nome completo é Antônio Carlos Santos de Freitas. Ele nasceu em Salvador, capital da Bahia, em 23 de novembro de 1962. É cantor, percussionista ,compositor, produtor e agitador cultural do Brasil.

Sua vida:

Carlinhos Brown nasceu num bairro pobre de sua cidade, de nome: Candeal Pequeno. Família simples, dessas que têm dificuldade para sobreviver. Mas Carlinhos, ou melhor, Antônio Carlos tinha um “porém”: amava a música, e isso o tornava feliz. Ainda pequeno, aproximou-se de Oswaldo Alves da Silva, o Mestre Pintado do Bongô, e com ele logo aprendeu aquele instrumento.. Depois partiu para o aprendizado de outros, e estes foram entrando em sua vida de forma total e marcariam depois sua carreira profissional, sobre a qual ele nem pensava naquele tempo. Tudo o que ele queria era se enfronhar nos ritmos provenientes dos terreiros do candomblé.

Na década de 70, ouvia muita música negra, como o funk e o soul music. E já escolheu os seus ídolos Até o nome artístico foi escolhido assim. Resolveu homenagear James Brown e H.Rap Brown. E ficou sendo: Carlinhos Brown.

Em 1979, entrou para a banda: “ Mar Revolto”, e fez sua primeira gravação profissional. E em 1980, já era um instrumentista muito requisitado na Bahia. Em 1984, tocou na banda: “ Acordes Verdes”, de Luis Caldas. Em 1989, criou o samba-reggae e fez parte do disco de Caetano Veloso: “ Estrangeiro”. Nesse disco, incluiu uma música de sua autoria, e esta fez sucesso, que foi: “ Visão de Ciclope”, que fez em parceria com Luiz Caldas e Jeferson. Em seguida fez: “ Remexer”, “ O Coco”, “É Dificil”, musicas cantadas por outros artistas, e que lhe renderam o “ Troféu Caymmi”, um dos mais importantes da Bahia.

Participou então de turnês internacionais, com João Gilberto, Djavan e João Bosco.

Em 1990, projetou-se até internacionalmente com o grupo “ Timbalada”. Esse grupo tinha mais de 100”timbaleiros”, na maioria jovens pobres de Candeal onde Carlinhos nasceu.( Hoje toca pouco com essa banda, mas ainda é o “mentor” e produtor do grupo, nos 14 álbuns que a banda produziu até hoje.É Carlinhos quem os ajuda em tudo)

Em 1996, começou realmente sua carreira, com o disco: “Alfagamabetizado”, que foi incluído na lista dos 1001 discos, para se ouvir, antes de morrer.

Em 2001, no “ Rock in Rio”, Carlinhos foi alvo de garrafadas, pedradas, xingamentos.O fato se deu porque o show foi programado no “ dia do rock”, com Guns N’Roses, Ira, Ultraje a Rigor e outras bandas. Ainda que levantando um cartaz, com a palavra: “PAZ”, Carlinhos Brown não pode tocar e teve que se retirar.

.Em 2002, ele entrou no projeto: “ Tribalista”, com Marisa Monte, Arnaldo Antunes e ele. A música fez tanto sucesso, que foram vendidos 1.000.000 de discos.

Carlinhos Brown tem projetos culturais, humanitários, além de carreira sólida na Europa principalmente.

Em 2012, ele entrou para o programa da Rede Globo: “The Voice Brasil”, de imenso sucesso, ao lado de Lulu Santos,Daniel e Cláudia Leitte.

Suas criações:

Além do “Timbalada”, Carlos Brown criou vários outros grupos musicais .Criou o “ Vai Quem Vem” que participou do CD de Sérgio Mendes: “ Brasileiro”. O “Bolacha Maria”, só com mulheres.O “ Lactomia”, com crianças carentes do Candeal, que fazem seus próprios instrumentos, com material reciclável. O “Hip Hop Roots”, que orientados por Carlinhos, reinventaram o modo de tocar o surdo. O “ Candombless”, com músicos populares e patentes do candomblé, que misturam candomblé, com músicas populares.

Criou outros projetos, na área cultural. Destaca-se o : Museu do Rítmo”. Em 2007, Carlinhos arrendou um casarão no centro de Salvador. E o transformou um centro cultural e num museu de artes Ali, hoje, realiza grandes eventos e tem várias obras, algumas do próprio Carlos Brown. Vai ainda incluir aí uma escola de inclusão digital, para beneficiar as comunidades. Além disso, desde 2009, inclui música negra do mundo todo, em parceria com o governo do Estado da Bahia. Entre eles, o “ Sarau do Brown”. Ele reúne ali, em todo verão: música, poesia, teatro, artes plásticas, desfile de moda. E encerra o encontro com um show de Brown, com artistas convidados, como Claudia Leitte, Caetano Veloso, Larissa Luz, Margareth Menezes, Dog Murras e, as vezes: “ Os Tribalistas”, com Brow, Marisa Monte e Arnaldo Antunes.

Ativismo:

Por suas mãos, já foram formados 5.000 percursionistas, que hoje atuam em todo o Brasil e até no exterior. A música sempre aproximou Brown de questões sociais. É o criador do “ Projeto Tá Rebocado”, para sanear e urbanizar o bairro. Em 2002, esse projeto recebeu o “ Certificado de Melhores Práticas do Programa de Assentamento Humano”das Nações Unidas. Em 2004, foi fundada a “ Carlinhos Brown- Associação Pracatum Ação Social”, que forma profissionais em moda, costura, reciclagem, idiomas, oficinas de dança, temáticas ligadas á cultura afro-brasileira e tem também uma escola infantil.

Esses projetos têm parceria com os Ministérios da Educação e do Trabalho e com a UNESCO.

Prêmios:

Ele já recebeu diversos prêmios, por toda a sua atividade.Entre outros, recebeu em 2008,o prêmio: “ 12 Meses, 12 Causas”, do Telecine do canal de TV espanhola.

Recentemente lançou “ Caxirola”, como instrumento da torcida, para a Copa do Mundo da FIFA, de 2014.

Programação Internacional:

Ele faz sempre turnês pela Europa.Ele é um dos artistas mais conhecidos e respeitados no mundo, principalmente nos países europeus: Espanha, França, Itália, Alemanha. Entre os meses de maio e julho de 2005, só na Espanha realizou 40 shows. E eles foram feitos não só na capital, mas nas importantes cidades do interior do país.

Sobre ele, foi feito o filme: “ El Milagro de Candeal”, dirigido por Fernando Trueba.O filme ganhou o prêmio: “ Goya”-2005,por Melhor Canção Original, com 13 músicas de Carlinhos Brown.

Ele também participou do filme:” Velócidade Máxima 2”.

Foi responsável por quase toda a trilha do famoso filme: “ Rio”. São dele as músicas: “ Sapo Cai”, “ Let Me Take You To Rio”, “ Forró da Fruta”, “Funky Monkey”- E a indicada ao Oscar 2012, sua música: “ Real In Rio”

Na televisão, entre 2012 e 2014, foi um dos jurados das três edições do reality show “The Voice Brasil”, da TV Globo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação