MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CAPINAN


O nome de Capinan é José Carlos Capinan. Ele nasceu em 19 de fevereiro de 1941, na cidade de Esplanada, no estado da Bahia. Ele é poeta, letrista e músico.

Aos 19 anos Capinan mudou-se para Salvador, capital baiana. E foi estudar Direito , na Universidade Federal da Bahia e depois Administração de Empresa.

Foi nessa época que conheceu Caetano Veloso e Gilberto Gil. Tornou-se militante ardente da UNE- União Nacional dos Estudantes.

Com a deflagração do golpe militar, Capinan mudou-se para São Paulo. Foi nessa cidade que lançou seu primeiro livro: “ Inquisitorial”, que é um livro de poemas.

Em seguida começou sua carreira como letrista. Participou do primeiro disco de Gil, em 1966, dividindo a faixa: “ Viramundo”. Um ano depois, em parceria com Paulinho da Viola, escreveu sua canção: “ Canção Para Maria”. Essa música transformou-se em um destaque no II Festival de Música da Record, e obtém a 3ª colocação.

Aí Capinan se torna um dos letristas mais procurados por todos os músicos. Em 1967, vence com Edu Lobo, o Festival da Record, com a canção: “ Ponteio”

Mas ele é, além de irrequieto, muito estudioso. Voltou para Salvador e entrou na Faculdade de Medicina. Tornou-se médico. Profissão que exerceu por vários anos.

Em Salvador, Capinan juntou-se novamente a Caetano e Gilberto Gil. Compôs com Gil:” Soy Loco Por Ti América”. Integrou o grupo: “ Tropicália”, ao lado de Caetano, Gil, Mutantes, Gal Costa, Tom Zé, Rogério Duprat e Torquato Neto.

Capinam continuou sendo letrista, com outros músicos. Fez com Jards Macalé: “Gotham City”.que participou do IV Festival Internacional da canção, em 1969, e foi vaiadíssima. Com Fagner, fez: “ Como Se Fosse”. Com Geraldo Azevedo, fez: “ For All- Para Todos”.

Em 2000, foi Capinan quem compôs a ópera: “ Rei Brasil- 500 anos”, ao lado de Fernando Cerqueira e Paulo Dourado( Foi uma crítica às comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil).

Capinan fez ainda parceria com Tom Zé, em : “ Perisséia” e com Sueli Costa , em: “Jardim”.

Capinan é considerado um doa maiores letristas do Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação