MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CAETANO VELOSO


Caetano Veloso nasceu em SantoAmaro da Purificação, Bahia, em 7 de agosto de 1942. Ele é o quinto filho deJosé Teles Veloso, funcionário dos Correios, e que faleceu aos 82 anos e dedona Claudionor Viana Teles Veloso, ainda viva, e que este ano (2007)completará 100 anos. Ela é chamada de dona Canô.
Em 1960 Caetano mudou-se para Salvador. Foi ali que aprendeu a tocarviolão. Encantou-se. Recebeu a influência de João Gilberto, de quem eraadmirador e Caetano ajudou a criar o estilo que ficou conhecido comoMPB(música popular brasileira), juntando à melodia um ativismo políticoe de conscientização nacional. Caetano trabalhou como críticocinematográfico no Diário de Notícias , que era dirigido por GlauberRocha, seu conterrâneo. Tempo antes tinha se juntado a um grupo jovem deartistas, entre os quais a irmã Bethânia,Tom Zé, e Gilberto Gil,integrando o elenco de “Nós por exemplo”. O primeiro trabalho foi umatrilha musical para a peça:”Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues.Caetano fez também a trilha de:”A Exceção e a Regra”, deBertold Brecht. Foi a irmã quem o lançou no cenário artísticonacional, pois gravou uma música sua:”Sol Negro”, num dueto comGal Costa. Em 1965, Caetano lançou seu primeiro compacto, pela RCA, quedepois passou a ser a BMG. O primeiro LP foi em parceria com Gal Costa,”Domingo”. Esse foi pela Philips, que mais tarde passou a serPolygram e foi ela que lançou quase todos os seus discos.Nesse disco está a música que foi o primeiro sucesso de CaetanoVeloso:”Coração Vagabundo”. Foi aí que ele conheceu oimportante produtor João Araújo. Nesse mesmo ano, 1968, o cantorfez imenso sucesso com :”Alegria, Alegria”, no Festival deMúsica da TV Record. Era o início do Tropicalismo, movimento querepresentou uma efervescência da música brasileira. Em seguida ,foilançado o álbum:”Tropicália”ou “Panis et Circensis”,com a participação de grandes e importantes cantores da MPB. Foi aí queCaetano Veloso lançou: “E Proibido Proibir”. Todo vestido deplástico,lançou contra o público e o júri os gritos:”Vocês não estãoentendendo nada”. A música foi desclassificada, mas entrou para ahistória. Ele foi chamado de esquerdista e ganhou a antipatia do Regime Militarde 1964. Suas músicas foram sendo censuradas e até banidas.Em dezembro de 68,Caetano e seu parceiro Gilberto Gil foram presos e tiveram suas cabeçasraspadas. Ficaram proibidos de dar declarações, mesmo quandoforam soltos, em fevereiro do ano seguinte. Assim, após fazeremdois shows de despedida, em 1969, eles partiram com suas esposas Dedé e Sandra,num auto-exílio, para a Inglaterra. Caetano Veloso voltoupara o Brasil em 1972, após ter visitado o país, em 71, quando participoude um encontro histórico com João Gilberto, Gal Costa, realizadona TV Tupi de São Paulo. Em 1972, ao lado deChico Buarque, Caetano apareceu num programa da Rede Globo de Televisão. Osucesso foi grande e resultou na gravação de: “MelhoresMomentos de Chico e Caetano”. Nesse mesmo ano gravou:”Totalmente Demais”, e “Caetano Veloso” , tambémconhecido como Acústico.Em 1974, ao lado de Gil eGal lançou o disco;”Temporada de Verão”, com músicas de sucesso:como: “Felicidade”, “De Noite na Cama”.Em 1976, lançou, aolado de seus eternos amigos:”Doces Bárbaros”.
Nos anos 80 cresceu a popularidade de Caetano no exterior. Paísescomo Israel,Portugal,França, e toda a África ficaram conhecendo e amandoCaetano. Em 1981, gravou: “Outras Palavras”, que lhe valeuo primeiro Disco de Ouro. Três anos depois veio:”Velô”. Participoutambém da versão brasileira de: “We are the word”. Foi oprojeto”Nordeste Já”, que teve 155 vozes, numa criaçãocoletiva. Em 1997, escreveu: “Verdade Tropical”,comsua visão do mundo e falando do movimento Tropicalista.Paralelamente lançou umCD-Livro, muito elogiado pela crítica especializada e que foi indicado aoPrêmio Grammy Latino, em 2000, na categoria: Word Music.

Em 2002,publicou o livro:”Tropical Truth- A Story of Music and Revolution in Brazil”.Em 2004, foi considerado um dos mais respeitáveis pop- starslatino-americanos, com mais de 50 álbuns lançados, incluindo trilhassonoras, entre as quais: “Hable com ella”, de Pedro Almodóvar emuitos outros filmes de importância internacional, entre os quais algunsbrasileiros, como:”Lisbela e o Prisioneiro”; “Orfeu”;”OQuatrilho”e vários outros. Em 2004 , produziu ainda um CD em línguaestrangeira totalmente, que foi: “A Foreign Sound”, onde interpretouclássicos da música norte-americana e inglesa. Fez oálbum:”Estrangeiro”, gravado em Nova York. Gravou emespanhol:”Fina Estampa”. Gravou ainda em italiano, numa homenagem aocineasta Federico Fellini e Giulietta Massina, sua esposa: “Omaggio aFederico e Giulietta”. Fez na Inglaterra o álbum “CaetanoVeloso”,todo em inglês.

Os sucessos de Caetano Veloso sãoinúmeros. Além dos citados acima, vamos nomear: “Sem Lenço, SemDocumento”, “Sampa”; “Prenda Minha”; “QualquerCoisa” e tantos outros.

Caetano Veloso foi casado comDedé(Andréa), com quem teve o filho Moreno, que também é músico e comPaula Lavigne, produtora cultural, com quem teve dois filhos: Zeca e Tom. Em2004, separou-se dela também.

Para muitos ele é o maior cantornacional.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação