PRÓ-TV


BYAFRA


O nome civil de Byafra é Maurício Pinheiro Reis. Ele nasceu em 15 de outubro de 1957, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.

]Quando jovenzinho e apaixonado por música, seus colegas cantores e músicos, o apelidaram de Biafra, nome de um país muito pobre da África, pois ele era muito magro. Ele usou esse apelido, mas depois, para não ser confundido, quando procurado profissionalmente, colocou um Y- e ficou Byafra. Ele é cantor e compositor.Como compositor, Byafra teve suas músicas registradas por inúmeros e importantes cantores, como Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Simone, Chitãozinho e Xororó. Xuxa, Angélica, Danilo Caymmi e muitos outros.

Quando ainda adolescente, morando em Niterói com a família, sua avó dona Aura, gostava de “tirar um cochilo á tarde”, mas não podia, pois o neto de 12 anos, com cabo de vassoura, improvisava uma bateria barulhenta, batendo em latas vazias de tinta. E dia após dia. A avó danou-se, pois não tinha folga ou sossego. E fez o seguinte: saiu de casa e preparou um presente para o neto. Quando voltou, entregou ao Mauricinho uma flauta doce e uma inscrição num curso de arte, onde iria aprender a tocar o instrumento. Dito e feito. Nunca mais o neto a incomodou e daquele dia em diante, decidiu que ia ser músico profissional.

Suas referências musicais eram: Caetano Veloso, Fagner, Pink Floyd, Beatles e outros. Em 1970, surgiu em Niterói a banda: “ O Circo”, tendo Byafra como vocalista. Seus maiores sucessos, na época: “ Leão Ferido” e” Sonho de Ícaro”, incluído no álbum “ Existe Uma Idéia”, de 1984, que lhe renderam dois” Discos de Ouro”.Acabou por lançar 14 albuns e vender meio milhão de discos.

Mas aí, Byafra foi convidado para fazer músicas de novela e fez sucesso. Em 1979, fez: “ Helena”, para a novela: “ Marron Glacê”. Em 81: “ Vinho Antigo”, para: “ O Jogo da Vida”. Em 83: “ Aguardente”, para “Voltei Pra Você”.Em 85:” Seu Nome”, para a novela: “ A Gata Comeu”. Em 1990:” Machuca e Faz Feliz”, para “Barriga de Aluguel”. Em 91: “ Te Amo”, para “ Salomé”. Em 93: “ Fantasia Real”, para “ Mulheres de Areia”, Em 1996: “ Antes Que Eu Te Esqueça”, para “ Quem é Você” E “ Sonho de Ícaro”, para “ Caminhos do Coração”.

Os álbuns que fez: “ Primeira Nuvem”, em 1979; “ Biafra”, em 80;” Despertar”, em 81;” Menino”, em 82;” Existe uma Idéia”, em 84;” O Sonho Deve Ser”, em 86; e no mesmo ano; “Toque”;” Arca”, em 87;” Esfinge”, em 89;” Minha Vida de Artista”, em 91;” Mi Vida de Artista”- em espanhol, em 92;” Infinito Amor”, em 94; “ Ícaro”, em 98 e “Segundas Intenções”, em 2002.

Fez duas compilações: em 94, pela Universal: “ “Byafra”. E em 1998, pela Sony: “ Byafra”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais