MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


BRÁULIO PEDROSO


Bráulio Nuno de Almeida Pedroso nasceu em São Paulo, em 30 de abril de 1931.

Era um autor que gostava do bom humor e do deboche nas suas obras, como uma crítica à sociedade brasileira.  Sua primeira novela na Televisão foi justamente aquela que se tornou um marco em termos de teledramaturgia, “Beto Rockfeller”,em 1968, para a TV Tupi. 

Beto Rockfeller“, que tinha o ator Luiz Gustavo no papel principal, foi considerada a novela pioneira dos tempos modernos, isto é, nada de dramalhão e nem sequer de galãs bonzinhos e cenas de amor adocicadas. Beto era um vendedor de calçados que queria subir na vida e que namorava granfinas.

A novela fez tanto sucesso, que sua continuação aconteceu em 1973, “A Volta de Beto Rockfeller”, e, embora não tenha tido o mesmo sucesso, foi bem em termos de audiência. Em 1969, Bráulio Pedroso escreveu “Super Plá“, ainda na TV Tupi.

Em 1971, porém, passou para a Rede Globo e escreveu “O Cafona”. Depois em 1972, foi a vez de “O Bofe”. Em 1973 voltou para a TV Tupi com “A Volta de Beto Rocfeller”, e em 1974 surpreendeu novamente o público e a crítica especializada com a experiência da novela “O Rebu”, na TV Globo.

A seguir vieram, ainda na TV Globo, as novelas “O Pulo do Gato” e “Feijão Maravilha”, e os seriados “Plantão de Polícia” e “Amizade Colorida” e a minisérie “Parabéns pra Você”.

Em 1985, Bráulio Pedroso foi para a TV Manchete e lançou a novela “Tudo em Cima”, e depois o seriado “Tamanho Família”. Em 1992, teve sua novela “O Pulo do Gato”adaptada para a TV Nacional do Chile, onde se chamou “El Palo del Gato”.

Considerado o grande transformador da telenovela no Brasil, Bráulio tinha saúde frágil e sofria de mal de Parkinson. Com isso teve uma queda em sua residência e veio a falecer por fraturas nas vértebras cervicais, em 15 de agosto de 1990. Ele estava com 59 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação