PRÓ-TV


BRÁULIO PEDROSO


Bráulio Pedroso nasceu na capitalpaulista, em 1931. Começou a escrever tele-novelas para a Rede Tupi deSão Paulo, em 1968, quando lançou:”Beto Rockfeller”. Essa novela,que tinha o ator Luiz Gustavo no papel principal, foi considerada a pioneira dostempos modernos, isto é, nada de dramalhão e nem sequer de galãs bonzinhos ecenas de amor adocicadas. Beto era um vendedor de calçados que queria subir navida e que namorava granfinas. A novela fez tanto sucesso, que sua continuaçãoaconteceu em 1973, e, embora não tenha tido o mesmo sucesso, foi bem. Em69, Bráulio Pedroso escreveu:”Super Plá”., ainda na Tupi.

Em 71, porém, passou para a Rede Globo deTV, e lançou:”O Cafona”. Depois em 72: “O Bofe”. Foipara a TV Tupi, com : “A Volta de Beto Rocfeller”. E novamenteGlobo, em 74 com: “O Rebu”, “O Pulo do Gato”, “FeijãoMaravilha”,”Plantão de Polícia”, um seriado,”AmizadeColorida”,”Parabéns pra Você”.

Depois disso , em 1985, BráulioPedroso foi para a TV Manchete e lançou;”Tudo em Cima”, depois;”Tamanho Família”. Em 1992, Bráulio Pedroso teve sua novela:”O Pulo do Gato”adaptada para a TV Nacional do Chile, onde sechamou:”El Palo del Gato”.

Sempre mantendo sua veia cômica esatírica, as novelas de Bráulio ganhavam o público pela inteligência, pelohumor. Tudo o que tinha sua assinatura era bastante original, e tinhaaudiência. Para muitos foi o grande transformador da telenovela no Brasil

Embora fosse homem de muito humor,tinha saúde frágil e sofria de mal de Parkinson. Com isso teve uma queda emsua residência e veio a falecer por fraturas nas vértebras cervicais.Foi no dia 15 de agosto de 1990. Estava com 59 anos.

Ele deixou dois filhos: JoãoManoel e Felipe e os netos Sofia e Pedro.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais