PRÓ-TV


BRAGUINHA


Carlos Alberto Ferreira Braga é o nome completo de Braguinha, compositor de música popular brasileira, também conhecido por João de Barro.Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de março de 1907.

Braguinha estudou Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio. Ainda era estudante, quando começou a escrever música e se juntou a rodas musicais. O pai de Braguinha não gostou de ver o nome da família naquelas rodas de samba e queria que o filho se afastasse delas, mas, pelo contrário, ele acabou por se afastar da arquitetura em 1931 e criou um apelido: João de Barro, que é o nome de um passarinho construtor. E jamais, até o fim de sua vida , que foi longa, afastou-se daquilo que mais amava: a música.

O apelido de João de Barro ele usou quando integrou o Bando dos Tangarás, onde também atuavam: Noel Rosa, Almirante, Alvinho. No carnaval de 1933, já começou a fazer sucesso com as marchas:” Moreninha da Praia” e ” Trem Blindado”, ambas interpretadas por Henrique Foréis Domingues, o Almirante, que se casou logo em seguida com sua irmã Ilka.

As primeiras gravações de Braguinha foram feitas em 1929 e as últimas em 2000. Ele compôs ao todo 450 músicas. E quase todas foram sucesso e são conhecidas dos brasileiros, de todas as idades. Só para citar algumas:”Pirata da Perna de Pau”;”Chiquita Bacana”; ” Touradas de Madri”; “A Saudade Mata a Gente”; ” Balancê”;”As Pastorinhas”, “Turma do Funil”;”O Amor É Um Bichinho”;e inúmeras outras. Foi também Braguinha quem fez a letra do samba- choro que foi o mais gravado e regravado, dentre as músicas populares brasileiras, que é:”Carinhoso”. Essa música tinha sido feita vinte anos antes por Pixinguinha, quando Braguinha lhe colocou a letra. Ela é um verdadeiro hino popular brasileiro. O primeiro a gravar:”Carinhoso” foi Orlando Silva. Mas depois mais de 100 cantores a gravaram.

Na década de 40, Braguinha fez dublagens para produções de Walt Dieney.

Braguinha faleceu em 24 de dezembro de 2006, vítima de falência múltipla dos orgãos, quando estava com 99 anos.

Ele foi um gênio da música popular brasileira.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais