PRÓ-TV


BERTA LORAN


Berta Loran nasceu em Varsóvia,capital da Polônia,em 26 de março de 1926. Ela mudou-se para o Brasil com afamília, em 1939, antes da invasão alemã. Estreou no cinema, como atriz, noBrasil, em 1955. Era a época das chanchadas brasileiras. E ela se tornoucomediante, pois foi o que fez melhor a vida inteira.Quem a encaminhou foiWatson Macedo, e o filme foi :”Sinfonia Carioca”. Fez mais dois filmeslogo a seguir: “Papai Fanfarrão”e “Garotas e Samba”, ambosdirigidos por outro grande nome nacional, Carlos Manga.

Na década de 60, fez o programa:”Oh!Que Delícia de Show”, onde apresentou-se em um espetáculo memorável, comCy Maniford. Era um dueto de sapateado. Depois Berta entrou para a televisão,fazendo grandes programas humorísticos, como:”Balança Mas Não Cai”;”Planeta dos Homens”;”Escolinha do Professor Raimundo”e”Zorra Total”. Trabalhou ainda em :”Satiricon”;”Viva oGordo”; “Humor Livre”;”Estados Unidos de Chico City’.

Em 1984 surpreendeu público e críticacom sua performance de atriz , em :”Amor Com Amor se Paga”, de IvaniRibeiro, na Rede Globo de Televisão, em que fez dobradinha histórica com AryFontoura. Participou ainda de:”Você Decide”.”ChiquinhaGonzaga”;”Torre de Babel”.

Ainda na Globo, participou das novelas “Ciranda de Pedra” (2008) e “Cama de Gato” (2009).

Em cinema fez mais de 15 filmes, tendocomeçado em 1955 e o último foi em 2008. Entre eles, após os trêsprimeiros, já citados acima, foram: “O Barbeiro que se Vira”; “OCantor e a Bailarina”;”A Ilha das Paqueras”;”Balança MasNão Cai”;”Em Busca do Su$exo”; “Ipanema TodaNua”;”Como Matar uma Sogra”;”Professor Kranz Tedesco diGermania”;”O Amante de Minha Mulher”; “A Festa ëNossa”;”Polaroides Urbanas”.

A atriz sempre fez muito sucesso, poissuas atuações marcaram um estilo próprio e ganharam o respeito do público.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais