MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


BERNARDO JABLONSKI


Bernardo Jablonski nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1º de janeiro de 1952.

Ele foi ator, diretor teatral, escritor, roteirista e era formado em Psicologia Social.

A carreira começou no Teatro, em 1963, quando fez “Esperando Godot”. Depois vieram “A Onça de Asas”; “O Tango”; “Pluft, o Fantasminha”; “Maroquinhas Fru- Fru”; “Tribobó City”; “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”; “Um Tango Argentino”; “Minha Minhoca”; “A Visita da Velha Senhora”; “O Cavalinho Azul”; “Parece uma Brincadeira”; “Os Cigarras e Os Formigas”; “Os Pequenos Burgueses”; “O Inimigo do Povo”; ”Ouro Sobre Azul”; “O Caso que eu Tive Quando me Separei de Você”; “Dólar, I Love You”; “Passo a Passo no Paço Imperial” e seu último trabalho nos palcos foi na direção do musical infantil “O Patinho Feio”.

No Cinema, Bernardo começou em 1984, no filme “O Cavalinho Azul”, depois em 1989, fez “A Orquídia Selvagem”; em 1990, “Assim na Tela Como no Céu”; em 1992, “Kickboxer III: The Art Of War”; em 2000; “A Partilha”; em 2007, “Tropa de Elite” e em 2009, “Tempos de Paz”.

Em Televisão, Bernardo Jablonski começou em 1976, fazendo um especial na TVE, que foi “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”. Em 1983, ainda na TVE fez o “Programa Teatro Aberto: Oswald de Andrade”. Em 1989, na TV Globo, fez o seriado “Armação Ilimitada” e em 1990, a minissérie “Meu Marido”. Em 1991, foi para a TV Manchete e fez a novela “Amazônia”, e no ano seguinte, na TVE novamente, o programa “Nós na Escola”.

Mas foi em 1992 que ele ficou conhecido do grande público ao participar da minissérie “Anos Rebeldes”, na TV Globo, emissora que ainda trabalharia em episódios do programa “Você Decide” e do humorístico “Sai de Baixo“. Em 1995, fez a novela “História de Amor” e em 1996, a novela “Explode Coração”. Em 1999, foi roteirista do humorístico “O Belo e as Feras”, e em 2004, escreveu e dirigiu o programa humorístico “Sob Nova Direção”. Em 2005, esteve no “Linha Direta/Justiça” e em 2008, atuou na novela “Beleza Pura”. Entre 2006 e 2007, fez o programa humorístico ”Zorra Total” como ator, na TV Globo.

Sua última atividade na TV foi como roteirista do programa “Zorra Total”, de 2007 até 2011.

Ele foi casado por 13 anos com a atriz Maria Clara Gueiros, com quem teve dois filhos.

Bernardo Jablonski faleceu aos 59 anos de idade, no dia 28 de outubro de 2011, vítima de um câncer no fígado, no Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação