PRÓ-TV


BENJAMIN CATTAN


Homem de educação refinada, Benjamin Cattan nasceu em São Paulo, em 1935. Quando apareceu na TV TUPI de São Paulo, já o fez como diretor do principal programa teleteatral da emissora, o “TV de Vanguarda”. Walter George Durst, seu criador, havia deixado a emissora e Cattan ficou em seu lugar.

Fez modificações a seu gosto, dando características didáticas, aos espetáculos, isto é, ele aparecia diante das câmeras e dava explicações sobre a obra. Isso agradou bastante e Cattan teve o mérito de continuar selecionando grandes textos para o horário. Escreveu autores como: “Sófocles, Ibsen, Garcia Lorca, Ionesco, Arthur Miller, Tennesse Willians e outros.

Escreveu novelas como “O Hospital” e “Simplesmente Maria”. Mas foi principalmente diretor de teleteatros. Atuou como ator em: “A Muralha”, “Vitória Bonelli”, “Maria Antonieta” e outras. Foi depois para a Rede Bandeirantes de Televisão, para a TV Cultura e, por fim para a TV Globo, onde apareceu em “As Noivas de Copacabana”.

Fazia eventualmente teatro, sempre em papéis marcantes.Benjamin Cattan gostava muito de seus amigos e os reunia constantemente em seuapartamento para jantares ou almoços. Isso fazia com que muitos se dissessemda “turma do Cattan”.Benjamin Cattan infelizmente veio a falecerprecocemente em São Paulo, onde nasceu e sempre viveu e trabalhou. Sua morte se deu a 9 de janeiro de 1994.

Deixou muita saudade, em todos que com ele trabalharam e viveram. Figura bastante carismática,pois tinha cultura,educação e muita dedicação ao trabalho.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais