MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


BENJAMIN CATTAN


Benjamin Cattan nasceu em São Paulo, em 17 de julho de 1925.

Quando apareceu na TV Tupi de São Paulo, já o fez como diretor do principal programa teleteatral da emissora, o “TV de Vanguarda”. Walter George Durst, seu criador, havia deixado a emissora e Cattan ficou em seu lugar.

Fez modificações a seu gosto, dando características didáticas, aos espetáculos, isto é, ele aparecia diante das câmeras e dava explicações sobre a obra. Isso agradou bastante e Cattan teve o mérito de continuar selecionando grandes textos para o horário.

Escreveu novelas como “Hospital” e “Simplesmente Maria” para a TV Tupi, mas foi principalmente diretor de teleteatros. Atuou como ator nas novelas “A Muralha” na TV Excelsior e “Vitória Bonelli” na TV Tupi, e também no seriado “Dom Camilo e os Cabeludos“.

Foi depois para a Rede Bandeirantes de Televisão, para a TV Cultura, onde produziu o “Teatro 2″ e, por fim, para a TV Globo, onde apareceu em algumas novelas e minisséries como “Fera Radical”; “O Salvador da Pátria”; “Gente Fina”; “Araponga”; “Felicidade” e “As Noivas de Copacabana”.

No Cinema atuou em alguns filmes, com destaque para “Uma Pulga na Balança”; “O Império do Desejo”; “O Beijo da Mulher Aranha” e “Dias Melhores Virão” e “Que Estranha Forma de Amar”.

Benjamin Cattan veio a falecer em São Paulo, em 9 de janeiro de 1994, vitimado por um acidente vascular, aos 69 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação