PRÓ-TV


BENIL SANTOS


Seu nome é Benil dos Santos. Ele nasceu na cidade praiana de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, em 20 de novembro de 1931. E faleceu em Maricá, cidade também do Rio, em 24 de setembro de 2012. Foi compositor, radialista, produtor, e empresário artístico.

Sua vida:

Ele morou em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, seu estado natal e também no Espírito Santo.

Estava com apenas 15 anos, quando recebeu o seu primeiro prêmio como locutor de rádio.Foi na Rádio ZYL-9- Difusora de Carangola, de Minas Gerais.

Em 1957, foi para a Rádio Mauá, do Rio de Janeiro e já ocupou o cargo de chefe do Departamento de Difusão da emissora. Foi levado pelo cronista de rádio e TV: Renato de Castro .Depois passou a apresentador do programa: “Acerte Seuelógio”,substituindo Heber Lobato.

Depois passou para a Rádio Mayrink Veiga, e criou o programa: “ Manhã de Grande Gala”. Em 1958, ele assumiu o cargo de diretor artístico da gravadora RGE, onde ficou por 7 anos. E se tornou um dos grandes produtores musicais do Brasil.

Como compositor:

Foi nessa época que começou a compor. Foi Heber Lobato, seu antigo colega e amigo quem o incentivou, além do cronista carioca Marijó.

Benil fez muitas músicas de sucesso e foi cantado pelos maiores cantores do Brasil.Ele teve mais de 100 músicas gravadas. Entre elas: “ Protesto”, “ O Bilhetinho”, “ Capoeira”, “ Meu Pranto Rolou”, “ Um Samba Para Ela”, “ Rio, Eterna Capital”, “ Que Deus Te Perdoe”, “ Minha Cruz”,” Amor Proibido” e dezenas e dezenas de outras.

Cantaram suas músicas:

Os cantores: Risadinha,Anísio Silva,Gilberto Milfont, Miltinho, Roberto Luna, Orlando Dias, Moacyr Franco, Eliseth Cardoso,Erasmo Carlos. Ângela Maria, Nelson Gonçalves, Maria Bethânia, e até Toquinho e Vinícius

Gravou pelas gravadoras:

“ Polydor”,Continental”,” Odeon”, “RGE”, Victor”, Som Livre”,”Philips”.

Sua morte:

Benil Santos faleceu em Maricá, no estado do Rio de Janeiro, em 24 de setembro de 2012. Estava com 81 anos de idade.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais