PRÓ-TV


BEMVINDO SEQUEIRA


Bemvindo Pereira de Sequeira nasceu a 27 de julho de 1947,na cidade de Carangola, em Minas Gerais. Ele iniciou sua carreira como ator, masdepois passou a diretor de teatro, cinema e televisão. Ele iniciou suacarreira no Rio de Janeiro, em 1966, no espetáculo: “Joana emFlor”. Foi perseguido durante a ditadura e então mudou-se para a Bahia ,onde ficou por 10 anos no Teatro Vila Velha. Passou também a atuar nogripo do Teatro Livre e com esse grupo esteve em Festivais Mundiais de Teatro emCaracas, Bogotá e Panamá, apresentando a peça:”A Morte de Quincas BerroD’Água”, de Jorge Amado.

Depois disso, Bemvindo Sequeira atuou em mais de 50peças importantes, entre as quais:”O Assalto”;Blue Jeans”;”Roque Santeiro-O Musical;”O Doente Imaginário” e outros. Em 1982,eleapresentou seu primeiro programa humorístico:”Me Segura Que Eu Vou Dar UmVoto”. Em 1983, com a peça:”O Dia Em Que o Brasil Tomou Doril”,ele ganhou os Troféus Mambembe, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Emseguida fez peças de sua autoria:”Oxente Gente:”Bemvindo PraPresidente”; Ri Melhor Quem Ri Bemvindo”; “Pelo Humor deDeus”,”Um Brasil De Risadas”.

Quando Bamvindo Sequeira entrou para a televisão, játinha uma boa carreira teatral.Fez a novela:”Tieta”, na Rede Globo, em1989. Também atuou na famosa minissérie:”Anos Dourados”. Depois fezas novelas:”Mandacaru”, “Tocaia Grande”, na RedeManchete.Atuou também na :”Escolinha do Professor Raimundo”, daGlobo. Depois de um longo tempo, atuou nas novelas:’Uga Uga” e “Kubanacan”.

Em 2006, assinou contrato com a Rede Record e esteve nas novelas “Cidadão Brasileiro”(2006), “Luz do Sol” (2006), “Poder Paralelo” (2009), “Bela, a Feia” (2009), “Máscaras” (2012) e “Dona Xepa” (2013). Esteve também no especial “Balada, Baladão”, de 2010. Em 2014, fez ainda o seriado “Milagres de Jesus”.

Em cinema, entre outros trabalhos . fez:”AmoresPossíveis”,”Um espírito Baixou Em Mim”;”Metade Sexo,MetadeMussarela”. Bemvindo Sequeira mantém a Família Oficina, oficina deteatro para profissionais. Ele dirigiu os espetáculos:”Adolescentes,Aborrecentes e Aborrecidos”, em 1998. “Alforia da Beleza”, em2000.”Antígona, O Nordeste Quer Falar”, em 2001.”Cândido”, em 2003. “Viva o Cordel Encantado”, em 2004.”No Tempo do Guaraná de Rolha”, em 2006.

Ele é criador do Teatro de Rua, em Salvador. Publicouo livro:”Humor, Graça e Comédia”. Foi secretário geral doInstituto nacional de Artes Cênicas, por sete anos. Bemvindo Sequeira járecebeu 13 prêmios nacionais e regionais.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais