MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AUGUSTO NUNES


Augusto Nunes da Silva nasceu no dia 25 de setembro de 1949 em Taquaritinga/SP. É jornalista, comentarista e apresentador.

Ele começou sua profissão escrevendo para o Nosso Jornal na sua cidade natal, onde seu pai e seu irmão foram prefeitos. Estudou na Faculdade Nacional de Direito, da UFRJ, mas não concluiu o curso. Em 1970 entrou no curso de jornalismo na USP, mas também não concluiu. Em 1971 começou a trabalhar nos Diários Associados como revisor. No ano seguinte foi contratado como repórter no jornal O Estado de S. Paulo. Em junho de 1973, Augusto foi contratado pela revista Veja, onde ficou até 1986.

Em agosto de 1987 Augusto passou a ocupar a função de mediador do programa ‘Roda Viva’, na TV Cultura, onde ficou até agosto de 1989.

Na sequência foi diretor das revistas Veja, Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora.

De setembro de 2010 até agosto de 2011 integrou a equipe do “Roda Viva”, como debatedor fixo do programa.

Em 2016 fez um programa chamado “O Livre” na emissora afiliada da Band em Cuiabá, a TV Cidade Verde. Nesse mesmo ano foi contratado pela Rádio Jovem Pan para ser colunista do “Jornal da Manhã” e “Morning Show”. Em 10 de outubro de 2017 a rádio Jovem Pan fez uma mudança: Augusto deixou o “Morning Show” e assumiu “Os Pingos nos Is”.

Desde 14 de outubro de 2019 Augusto Nunes é colunista diário do “Jornal da Record”.

Vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo quatro vezes, Nunes foi incluído numa seleção dos seis mais importantes jornalistas do Brasil, feita pela Fundação Getúlio Vargas.

 

M.A.Z./ 24-09-2020

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação