MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AUDÁLIO DANTAS


Audálio Dantas  nasceu na cidade de Tanque d’Arca, em Alagoas, em 08 de julho de 1929, e foi um premiado jornalista

Filho do casal Otávio Martins Dantas e Rosalva Ferreira Ferro, começou a carreira como repórter em 1954, no jornal “Folha da Manhã”, hoje “Folha de S.Paulo”.

Ele depois integrou a equipe da revista “O Cruzeiro” onde foi redator e chefe de reportagem. Também atuou nas revistas “Quatro Rodas” e “Realidade” e, em 1975, em plena Ditadura Militar, se tornou presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo à época do assassinato do jornalista  Vladimir Herzog.

Foi o primeiro presidente eleito por voto direto da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e também eleito deputado federal pelo MDB, em 1978, além de diretor da Imprensa Oficial de São Paulo e conselheiro curador da Fundação Cásper Líbero .

Audálio Dantas recebeu o prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2007, e o prêmio Jabuti, em 2013, pela publicação do livro reportagem “As Duas Guerras de Vlado Herzog’. A publicação também lhe rendeu o título de Intelectual do Ano de 2012. No mesmo ano ele recebeu o título de Jornalista do Ano, entregue pela Associação Nacional de Editores em Publicações Técnicas, Dirigidas e Especializadas (Anatec).

Além de “As Duas Guerras de Vlado Herzog” (2012), Audálio é autor de inúmeros outros livros, como “O Tempo de Reportagem” (2012), “A Infância de Ziraldo” (2012), “O Menino Lula” (2005) e “Graciliano Ramos” (2005).

Ele foi casado com Vanira Kunc e teve quatro filhos e morreu em 30 de maio de 2018, devido a complicações de um câncer de intestino.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação