MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ÁTILA IÓRIO


Átila Iório nasceu no Rio de Janeiro, em 1º de abril de 1921.

Ele estreou no Teatro em 1944, mas fez sucesso maior no Cinema, onde estreou dois anos depois, em 1946, no filme “Caídos do Céu“. E na grande tela ele participou de mais de 30 filmes, entre eles grandes sucessos de bilheteria e clássicos do nosso cinema. No Cinema, entre outros, ele atuou em “Virou Bagunça”; “Os Dois Ladrôes”; “Briga, Mulher e Samba”; “Assalto Ao Trem Pagador”; “Vidas Secas”; “Sonhando com Milhões”; “Os Fuzis”; “007/meio no Carnaval”; “Panca de Valente”; “No Paraíso Das Solteironas”; “A Guerra dos Pelados”; “Sagarana, O Duelo”; “Diário de Província”; “O Sol Dos Amantes”; “Pedro Mico” e “O Mistério de Robin Hood”, este último em 1990.

Apesar de tanto trabalho no Cinema, Átila Iório também fez muitos outros na Televisão. Ele começou na TV Tupi, em 1960, participando do “Teatro Câmera Um”; do “Clube dos Morcegos” e do “TV de Comédia”. Em 1965, ele passou para a TV Excelsior e para o programa “Noite de Gala”. Em 1967, estreou nas novelas com papel de destaque em “Os Fantoches”, e na mesma emissora também atuou em “O Direito dos Filhos”; “Os Estranhos” e “Dez Vidas”. Ainda na emissora paulista, estrelou com a esposa, a atriz Adélia Iório, o programa “Adélia e suas Trapalhadas”.

Voltou em 1973 para a TV Tupi e atuou em “Mulheres de Areia”, novela sucesso de Ivani Ribeiro. No mesmo ano se transferiu para a TV Globo e estreou na emissora no seriado “Shazam, Xerife & Cia”, atuando depois nas novelas “O Feijão e o Sonho”; “Escrava Isaura’; “Anjo Mau” e “Os Gigantes”. Fez também o programa “Os Trapalhões” por seis anos e participou dos seriados “Sítio do Picapau Amarelo” e “Carga Pesada”. Em 1986, teve uma passagem pela Rede Manchete, onde fez a novela “Mania de Querer” e o seriado “Fronteiras do Desconhecido”, e em 1988, pela TV Bandeirantes, onde participou da minissérie “Chapadão do Bugre”. E em 1996, outra vez na Globo, atuou na novela “O Rei do Gado”.

Ele foi casado por quase 40 anos com a atriz Adélia Iório, com quem teve uma filha, e foi sogro do ator e humorista Dedé Santana. Também se destacou no meio artístico por ter sido presidente muito atuante do Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, de 1993 a 1997.

Átila Iório faleceu em Sepetiba, no Rio de Janeiro, em 10 de dezembro de 2002, aos 81 anos de idade,  de problemas respiratórios.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação