MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARY FONTOURA


Ary Beira Fontoura é o nome completo do ator Ary Fontoura. Ele nasceu em Curitiba, capital do Paraná, em 27 de janeiro de 1933. Seu pai era professor e sua mãe dona de casa de origem italiana. O garoto, desde cedo, mostrou vontade de ser ator. Mas como a profissão não era assim bem vista na época, resolveu prestar vestibular para a Faculdade de Direito. Entrou e cursou até o último ano, mas não concluiu, pois a vocação artística falava cada vez mais alto.

Partiu então para a arte, mas de forma desorganizada. Foi ser empregado no “Circo Queirolo”, onde ficou por seis meses, pois o circo era uma das principais diversões na capital paranaense. Entusiasmado, Ary arrendou um imóvel e montou um grupo de teatro amador: ” Sociedade Paranaense de Teatro”, arregimentando vários amigos. Mas , ao mesmo tempo, dedicou-se ao radioteatro. No início dos anos 60, entrou para a TV Paraná e foi diretor de dramaturgia.

Aos 32 anos, tomou coragem e deixou sua cidade. Foi para o Rio de Janeiro, no dia 31 de março de 1964, exatamente no dia do Golpe Militar.. Ali a coisa no começo foi difícil e Ary foi fazer malabarismo em circo, foi ser cozinheiro, num restaurante e até engraxate, para poder pagar o quartinho que alugou.

Começou, porém, a participar de comédias ligeiras e em musicais. Chegou a gravar um LP. com boleros e sambas-canção. Fez , ao lado de Marília Pêra, a comédia: ” Como Vencer na Vida, Sem Fazer Força”.Em 1964, foi escalado para substituir Graça Mello, na peça: ” Mister Sexo”. E foi através de Graça Mello, que conseguiu seu primeiro papel na TV Globo, em 1965, no seriado: ” Rua da Matriz”. Depois foi escalado para o humorístico: ” TVO e TV1″. Sua primeira novela foi: ” Passo dos Ventos”, em 1968.

A partir de então , Ary Fontoura fez mais de 40 novelas na Globo, sempre em papeis de muito destaque.Em 1970, fez: ” Assim na Terra Como No Céu”. Em 74 fez: ” O Espigão”. Em 86, fez: “Saramandaia”. Todas essas foram grandes novelas de Dias Gomes, e Ary Fontoura se destacou em seus papeis.

Em 1984, fez: ” Amor com Amor se Paga”, grande sucesso da autora Ivani Ribeiro. Tendo também um talento cômico, Ary Fontoura fez o prefeito Florindo Abelha, em ” Roque Santeiro”. Fez: ” Tieta”, em 1989. Fez: ” A Indomada”, em 1997. Fez: ” Porto dos Milagres”. em 2001. Com esse trabalho Ary Fontoura ganhou o prêmio de ” Melhor Ator” da APCA- Associação Paulista de Críticos de Arte. Ary trabalhou também em humorísticos. como: ” Faça Amor Não Faça Guerra”, na década de 70;” Casos Especiais” e também participou da novela infantil: ” Sítio do Picapau Amarelo”. Nos anos 2000, esteve com Nicette Bruno na novela: “Sete Pecados”,onde faziam um par romântico da 3ª idade. Ainda na Globo, fez as novelas” A Favorita” (2008), “Caras e Bocas’ (2009), “Morde e Assopra” (2011), o remake de “Gabriela” (2012) e a novela “Amor à Vida” (2013).

Ary Fontoura também fez filmes. Esteve em mais de 20 películas, entre as quais: ” O Vigilante Rodoviário”, “A Guerra dos Rocha”.

Em teatro, o ator fez peças clássicas, no ” Teatro Nacional de Comédia”. Fez parte da peça, entre outras: ” A Ópera do Malandro”. Fez: ” Rasga Coração”. Foi do elenco fixo do ” Teatro dos Quatro”, onde atuou nas peças: ” Rei Lear”,” Sábado, Domingo e Segunda”. Por suas atuações, recebeu duas vezes o “Troféu Mambembe”, como ” Melhor Ator em 1983 e 1986.

Em 2005, o grande ator Ary Fontoura comemorou 55 anos de carreira, com a peça escrita por ele: “Marido de Mulher Feia Tem Raiva de Feriado.”

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação