MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARTHUR COSTA FILHO


Arthur Costa Filho nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 30 de julho de 1926.

Foi em radioteatro que o ator começou, na década de 1940, quando a Rádio Nacional era a principal emissora, no campo das radionovelas. Ele fazia uma atrás da outra, e elas eram a “coqueluche” do público, como se dizia antigamente.

No Cinema a estréia aconteceu em 1945, no filme “Cem Garotas e Um Capote”, e em 1949, fez “Vendaval Maravilhoso”. Depois esteve também em “Aí Vem os Cadetes”; “O Enterro da Cafetina”;  ”O Grande Gozador”; “A Filha de Madame Bettina”; “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e em “Romance da Empregada”.

Na Televisão, a partir de meados da década de 1960,  o ator fez uma carreira longa, na TV Globo, em “Irmãos Coragem”; “O Homem que Deve Morrer”; “Bicho do Mato”; “A Patota”; “Carinhoso”; “Estúpido Cupido”; “O Casarão”; “A Sombra dos Laranjais”; “Sinal de Alerta”; “Sítio do Pica-Pau Amarelo”; “Feijão Maravilha”; “Jogo da Vida”; “Ciranda de Pedra”; “Paraíso”; “Um Sonho a Mais”; “Roque Santeiro”; “Anos Dourados”; “Cambalacho”; “Escolinha do Professor Raimundo”, no papel de Natanael; “Você Decide”; “Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados” e seu último trabalho foi na minissérie “Chiquinha Gonzaga”, em 1999.

No Teatro, o ator se destacou no espetáculo “Filomena Marturano”,em 1988.

Arthur Costa Filho faleceu em 31 de janeiro de 2003, no Rio de Janeiro, de infarto, aos 76 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação